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Qual a importância do marketing para o negócio?

O marketing para o negócio é um ativo que não pode ser deixado de lado na sua empresa. Saiba mais.

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Henry Ford, um grande empreendedor, certa vez afirmou: “se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”. Isso demonstra o potencial de gerar resultados do marketing para o negócio.

Toda empresa, independentemente do segmento de atuação, tem como objetivo conquistar clientes e retê-los, para que seu empreendimento possa prosperar. E para que esse processo aconteça conforme o previsto, não basta apenas realizar um bom trabalho, é necessário entender e investir em ações estratégicas de marketing para o negócio.

As estratégias de marketing para o negócio representam muito mais do que uma propaganda única para vender um produto, elas são importantes, também, para gerenciar a comunicação interna da empresa, criar ações para melhorar a satisfação dos clientes, cuidar da imagem da marca para garantir uma boa reputação e, claro, garantir participação de mercado perante a concorrência.

Se você ainda não colocou boas táticas de marketing para o negócio em prática na sua loja de roupas e acessórios, é hora de começar a pensar nisso. Comece essa tarefa com as nossas dicas a seguir!

8 dicas de marketing para o negócio de roupas e acessórios

1. Defina e entenda bem o seu cliente

A regra número um para quem pretende investir em marketing é descobrir quem é o seu cliente. Essa definição não pode ser feita no “achômetro”, é preciso, realmente, entender o perfil dos seus compradores para criar ações que atendam às expectativas deles.

Para facilitar esse processo, crie uma persona, ou seja, um perfil semificcional que represente o seu cliente ideal. Na prática, estude todos os aspectos que os seus compradores têm em comum. Avalie idade média, nível de escolaridade, grupo social, tipos de conteúdos e mídias que eles acompanham, o que fazem nas horas livres, etc. Quanto mais informação você tiver, melhor – assim, suas ações de marketing terão grande potencial de gerar resultados.

2. Posicione-se no mercado

Por quais atributos você quer que sua marca/loja seja lembrada? Qual é a primeira palavra que você quer que venha à mente do cliente quando ele se lembrar da sua empresa? Todo negócio carrega consigo um “rótulo”, e o marketing tem o papel de ajudar a construir essa imagem.

3. Comunique-se visualmente

Esse tópico é abrangente e engloba diversos fatores, desde a identidade visual da sua marca, como logo, cartão de visita, site, até o visual merchandising de sua loja – tudo comunica algo para o cliente!

Portanto, busque criar uma comunicação visual sólida, atrativa e consistente em todos os materiais e detalhes de seu ponto de venda.

Defina uma ou mais cores para identificar sua loja e a utilize nos materiais de divulgação – em cartazes, displays, banners, etc. Você sabia que 70% de nossos receptores sensoriais estão nos olhos? Por isso o marketing visual é tão importante – sobretudo no segmento de roupas e acessórios!

4. Desenvolva uma vitrine atrativa

Sua vitrine também deve ser considerada um canal estratégico para fazer marketing para o negócio. Ela é, geralmente, o primeiro contato do cliente com o seu ponto de vendas – veja a importância dela!

Para desenvolver a sua, inicie verificando requisitos básicos, como limpeza, organização, iluminação, piso, fundo da vitrine, cubos, manequins, etc.

A fim de deixá-la mais vendedora e atrativa, você pode utilizar itens como adesivos, móbiles, plaquetas, mobiliários diversos… Siga seu bom senso e criatividade, sempre respeitando o posicionamento da sua loja e o perfil do seu cliente.

5. Desenvolva sua presença online

Hoje, se o cliente procura uma loja nos buscadores e não a encontra, a credibilidade do negócio é colocada em xeque.

Portanto, inicie mesmo com um site simples, mas com funcionalidades eficientes. As redes sociais também são ótimas aliadas para alavancar suas vendas. Descubra em quais delas a maior parte dos seus clientes está e invista na divulgação dos seus produtos e na construção de conteúdos relevantes para fazer marketing para o negócio na internet.

6. Utilize o WhatsApp como aliado

O WhatsApp é o serviço de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil, por isso, o adote  em suas estratégias de marketing para criar campanhas que envolvam seus contatos, de modo muito mais pessoal. Para isso, tenha um número específico para sua loja e apenas adicione seus clientes em grupos com o seu aceite.

Fazer divulgação de novas coleções no stories do WhatsApp, responder dúvidas, fazer promoções no grupo – são várias as ações que podem ser desenvolvidas.

7. Implemente o endomarketing junto aos funcionários

A qualidade começa de dentro para fora, por isso, é importante manter a sua equipe motivada com o endomarketing.

Por meio dele, crie campanhas e metas de vendas com recompensas para os funcionários. Colaborador valorizado, satisfeito e motivado é muito mais produtivo e gera mais lucro para a sua loja, se tornando, ainda, seu maior divulgador.

8. Faça campanhas de fidelização e engajamento

Crie gatilhos para que o seu cliente volte a fazer negócio com você. Bons exemplos são descontos e promoções nas próximas compras, além de brindes para aqueles que indicam a sua marca para outras pessoas.

O boca a boca é fundamental para o seu crescimento e a melhor propaganda para seu negócio – quanto mais pessoas falarem bem de sua loja, mais ela será conhecida e melhor poderá vender!

E então, pronto para começar a fazer marketing para o seu negócio? Você desenvolve outras ações em sua loja? Compartilhe sua experiência nos comentários e até a próxima!

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Como calcular o faturamento da sua empresa?

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Se você tem negócio próprio, certamente, a saúde financeira da empresa deve ser uma das suas maiores preocupações. Afinal, não é novidade que esse fator é determinante para o crescimento ou declive da sua loja – de fato, conforme dados do Sebrae, as taxas de mortalidade de novas empresas no Brasil, com dois anos de funcionamento ou mais, chega a quase 25%, e uma das principais causas disso é a má gestão financeira. Por isso, é fundamental se organizar e entender algumas questões-chave nesse processo, como calcular o faturamento.

A seguir, confira dicas para calcular o faturamento de sua empresa sem erros. Acompanhe!

O que é faturamento?

O faturamento é a soma de todos os valores que entram no caixa em um determinado período, geralmente medido mês a mês, devido à sua atividade comercial. Aqui, é importante entender a diferença entre faturamento e lucro: o segundo conceito é o valor que sobra depois do pagamento de todas as despesas. Isso significa que faturamento alto não é sinônimo de lucro alto!

Para ficar mais claro, vamos supor que você vendeu 10 bolsas no mês, por R$ 50 cada. Seu faturamento mensal será de R$ 500. É perceptível que o faturamento está diretamente ligado ao preço e à quantidade de vendas realizadas. Já seu lucro serão esses R$ 500 menos suas despesas para funcionamento (taxa de locação, pagamento de salários, compra de insumos, etc.).

Como calcular o faturamento?

Aqui, é importante diferenciar e saber calcular o faturamento bruto e o líquido.

– Faturamento bruto

O faturamento bruto é o valor que a empresa recebeu pelas suas vendas em um determinado período. Ele aumenta sempre que há uma nova venda – independentemente se é parcelada ou não, o valor será contabilizado de forma integral.

Assim, se você tem uma empresa que vende bolsas e acessórios femininos e comercializou 1.000 unidades no último mês a R$ 100, o seu faturamento bruto será:

Faturamento Bruto = R$ 100 X 1.000 = R$100 mil.

– Faturamento líquido

Já no faturamento líquido, é preciso retirar as deduções das vendas, o que corresponde a vendas canceladas e mercadorias devolvidas, além de impostos incidentes sobre elas, como o IPI.

Supondo que temos apenas um imposto, o ICMS, que, nesse caso, será de 18%. Levando em consideração que 18% de R$ 100 mil = R$18 mil, então:

Faturamento Líquido = R$100 mil – R$18 mil = R$82 mil

Dicas para fazer sua estimativa de faturamento

Fazer a projeção financeira do seu negócio é extremamente vantajoso para uma gestão mais segura e otimizada, e para reduzir perdas financeiras. Confira algumas dicas para elaborar sua projeção financeira:

  • Seja realista na hora de elaborar seu planejamento financeiro, sempre se baseie no seu fluxo de caixa.
  • Avalie seus custos e projete suas vendas de acordo com o desempenho anterior e as variações do mercado, nunca vá pelo “achismo”.
  • Para facilitar esse processo, analise o custo do produto, a média mensal do que é vendido e o valor gasto por venda.
  • As informações do fluxo de caixa devem estar sempre atualizadas.
  • Estime o valor de caixa uma vez por mês, não se esqueça de incluir obrigações fiscais, retiradas e despesas fixas.
  • Faça um estudo das perdas e dos lucros dos últimos anos, esse controle lhe ajudará a prever o que vai acontecer nos próximos meses, bem como a repetir sucessos e não cometer os mesmos erros.

Não se esqueça: suas metas devem ser empolgantes, mas sempre realistas!

E então, pronto para calcular o faturamento de sua loja? Tem alguma outra dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários!

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5 coisas que prejudicam as vendas da loja

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Não é raro encontrar lojistas que se perguntam porque não conseguem alcançar as suas metas. Mesmo se esforçando ao máximo, muitos empreendedores ainda encontram dificuldades para conquistar bons resultados e alavancar as vendas da loja.

Se mesmo após investir em uma boa equipe de vendedores, proporcionar bons preços e facilitar os pagamentos você ainda não está tendo sucesso, talvez seja a hora de rever as estratégias do seu negócio.

Para ajudá-lo a mudar esse cenário, listamos os principais fatores que podem impedir que as vendas da loja decolem. Anote as dicas!

  1. Mix de produtos não diversificado

Provavelmente, em algum momento da vida, você já entrou em um estabelecimento e não encontrou aquilo que desejava comprar. Essa situação pode ser bem desagradável, não é mesmo? Por isso, é muito importante investir em um bom mix de produtos para a sua loja.

Não se engane: ter uma excelente variedade de produtos vai muito além de uma prateleira cheia. Para alcançar essa meta, é preciso considerar os seguintes fatores:

  • Profundidade: diz respeito ao número de opções que são disponibilizadas para um único item. Isso é o que acontece quando um modelo de bolsa, por exemplo, pode ser encontrado em diferentes cores;
  • Extensão: se refere ao número de produtos disponíveis para cada modelo;
  • Abrangência: remete ao número de linhas dos seus produtos.

Ao considerar esses aspectos e expandir o seu mix de produtos, automaticamente, você aumenta o alcance de vendas da loja. Isso porque é possível atingir cada vez mais pessoas, fazendo com que os seus consumidores comprem mais e voltem para futuras aquisições.

  1. Fornecedores que não prezam pela qualidade

Outra questão que pode prejudicar diretamente as vendas da loja são os maus fornecedores. De nada adianta escolher uma empresa que oferece o melhor preço se, no fim das contas, os produtos não são de qualidade ou há muitos atrasos no reabastecimento do estoque.

A consequência disso? Em pouco tempo, as suas prateleiras vão ficar mais vazias e os clientes vão começar a fugir da sua loja. Evitar esse problema é simples: encontre um fornecedor de confiança e que trabalhe com ótimos itens.

Se você não sabe por onde começar, não se desespere! Peça indicações para outros lojistas ou faça uma profunda pesquisa na web. Ao acessar o Google, procure no campo de busca termos como “revendedor de bolsas”, “venda por atacado”, dentre outros.

Isso vai fazer com que apareçam diversas opções de fornecedores. Entre nos sites sugeridos, confira as informações e cheque a reputação da empresa na internet para garantir que as mercadorias oferecidas sejam de alta qualidade e estejam dentro das tendências do mercado.

  1. Não ouvir os clientes

Não basta investir em bons produtos, montar uma vitrine impactante e anunciar as últimas novidades do momento — se você não ouve o cliente, tudo pode ir por água abaixo!

Para fechar vendas da loja, é preciso entender a fundo o seu público e saber como suprir as suas necessidades. Como isso pode ser feito?

  • Coloque-se à disposição para solucionar as dúvidas do cliente;
  • Tenha empatia;
  • Mostre que você entendeu as suas necessidades;
  • Ofereça um atendimento personalizado;
  • Procure soluções específicas para cada consumidor.

Em resumo, se envolva com os problemas do seu público e procure ajudar cada cliente da melhor forma. Desse modo, será possível realizar um planejamento estratégico ainda mais detalhado e acertar em cheio nas suas ações.

  1. Ignorar os concorrentes

A concorrência sempre vai existir — e você precisa lidar com ela. Em vez de ignorar os concorrentes, procure saber o que eles estão fazendo.

Mesmo existindo um estabelecimento que tem vários itens como os seus, é possível que os consumidores prefiram a sua loja por alguns detalhes. Quando um cliente bater na sua porta, você deve saber exatamente quais são os seus diferenciais, para assim, conseguir fechar a venda.

Lembre-se: evite falar mal da concorrência. Ao contrário, procure ser agradável e se destacar, tanto na qualidade dos produtos quanto no tipo de atendimento prestado.

  1. Não conhecer os seus produtos prejudica as vendas da loja 

Muitos clientes não fazem as suas compras por impulso — eles sabem exatamente o que desejam adquirir. Em alguns casos, esses consumidores têm dúvidas específicas em relação ao produto que está sendo oferecido pela sua loja.

A nossa dica é que você conheça exatamente o que está vendendo. Ao entender bem sobre o produto, vai ser possível responder a todos os questionamentos do público com mais facilidade e não passar uma experiência negativa em relação ao atendimento.

Um aviso: quando um vendedor não sabe solucionar certas dúvidas, o cliente pode perder a confiança e procurar outro estabelecimento mais capacitado, por isso, fique atento!

Gostou das nossas dicas e acredita que elas podem ser válidas para aumentar as vendas da loja? Compartilhe o post nas suas redes sociais, espalhe essas informações entre os seus contatos e até a próxima. 

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O que torna a Biroshop a melhor do mercado?

Listamos três motivos para você nos conhecer melhor a Biroshop e comprovar a qualidade dos nossos produtos

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Mesmo entre tantos empreendimentos e ampla concorrência no mercado, a Biroshop segue firme como a melhor empresa em bolsas e acessórios do Brasil. E sabe o por quê?

Estamos no mercado desde 1997, e somos pioneiros no e-commerce de atacado de bolsas e cintos no país – ou seja, a inovação sempre foi o nosso forte.

Mas não é só isso. A seguir, listamos outros três motivos que comprovam que a nossa marca permanece conhecida e renomada no mercado.

Vamos lá:

1. A Biroshop continua sendo uma marca referência em bolsas e acessórios

Em primeiro lugar, a Birô vem se modernizando junto com as tendências do mercado consumidor, e isso, definitivamente, é um dos segredos para se manter forte em meio à concorrência.

Aos poucos, fomos aumentando a nossa participação no setor de bolsas e acessórios por meio de parcerias, importação de produtos, e, ainda, participando de grandes eventos da área para divulgar a nossa marca.

Atualmente, temos quatro lojas físicas, que ficam localizadas na região do Bom Retiro e do Brás, em São Paulo, e somos considerados a maior atacadista da região por dois motivos: preços acessíveis e oferecimento de boas condições de pagamento aos lojistas.

Além das lojas físicas, também temos uma loja virtual que, além de ter centenas de produtos, também conta com um blog que dá dicas, informa tendências e trata vários assuntos relevantes para que os lojistas possam crescer e se destacar em seus negócios.

2. Os produtos são de qualidade

Isso porque a Birô sempre se preocupou em pesquisar as principais tendências mundiais em bolsas e acessórios, para, então, criar e desenvolver parcerias de produtos de qualidade e exclusivos.

Para você ter uma ideia, os nossos cintos são todos feitos de couro, o que significa que eles são realmente duráveis e de qualidade.

Além disso, as nossas parcerias com artistas conhecidas pelo grande público – como Larissa Manoela, Sabrina Sato, Giovana Antonelli, e Lorena Queiroz – também comprovam que a marca é de qualidade. Afinal de contas, essas grandes estrelas não assinariam coleções exclusivas se os produtos fossem de origem duvidosa, não é mesmo?

3. Grande aceitação do público consumidor

Por fim, temos os nossos clientes, que, afinal de contas, são a razão de a Biroshop ter sucesso consolidado no mercado.

E quem são os nossos clientes? Empreendedores, sonhadores, conquistadores e que fazem questão de oferecer aos clientes finais os melhores acessórios exclusivos e de qualidade comprovada.

Além das vendas em atacado, também temos os nossos clientes do varejo, por meio de nossas lojas físicas e, também, no e-commerce. Há algum tempo, lançamos uma novidade que conquistou ainda mais este público: para garantir preços ainda melhores, um cliente pessoa física pode se reunir com outros para que, juntos, comprem uma quantidade maior com desconto.

Na prática, por exemplo, um grupo de amigas podem se juntar para comprar no atacado na Biroshop, sem a necessidade de ter CNPJ! Essa possibilidade, certamente, é um dos motivos pelos quais o nosso público é cativo.

Bom, diante desses argumentos, se ainda não conhece a Biroshop, convidamos você a experimentar e a comprovar a qualidade dos nossos produtos! Certamente, você vai encontrar aqueles que têm a cara da sua loja!

Aproveite para conferir, também, dicas de produtos que vão aumentar as vendas da sua loja. E se ficou com alguma dúvida, é só deixar o seu comentário. Até a próxima!

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Trends Tops

Biroshop | BRW MODAS LTDA - EPP | Rua Julio Ribeiro, 243 Loja 515 - CEP: 03010-030 | São Paulo - SP Brasil | CNPJ:17.235.967/0001-55