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Dicas de Revenda

O que são clientes internos e clientes externos?

Você sabe o que são clientes internos e externos e as diferenças entre eles?

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Um dos principais pilares para o sucesso de uma loja é, sem dúvida, o público-alvo. No entanto, o que muitos empreendedores que acabaram de entrar no ramo do varejo ainda não sabem é que há dois grupos de consumidores: os clientes internos e os externos.

Ambos são essenciais para uma empresa, ajudam a solidificar uma marca no mercado, oferecem feedbacks sobre os seus serviços ou produtos ofertados e, consequentemente, são o caminho ideal para quem deseja vender mais. Mas a grande questão é: você conhece a diferença entre eles? Acompanhe.

O que são os clientes internos?

Se você tem uma loja de acessórios e ainda não sabe a diferença entre os clientes internos e externos, é melhor ficar atenta! Apesar de ambos serem importantes para as vendas, cada um necessita de um tipo de tratamento.

Para começar, explicamos: os clientes internos são aqueles que fazem parte do dia a dia de uma organização. São os seus vendedores, estoquistas, gerente ou, até mesmo, as pessoas responsáveis pela limpeza da loja. Apesar de vistos como funcionários, esses indivíduos contribuem com a mão de obra para o bom desempenho da empresa.

Mesmo que esses indivíduos não consumam os produtos da sua loja, o relacionamento com eles deve ser priorizado. Isso porque, um profissional que não se relaciona bem com os seus colegas de equipe ou apresenta dificuldades em fazer boas vendas pode causar prejuízos para o seu bolso.

Portanto, para que a sua empresa colha bons frutos, não deixe de investir no treinamento de equipe e promover o bom relacionamento entre os clientes internos. Não sabe como manter os seus funcionários motivados? A gente listou algumas dicas:

  • Ofereça comissões aos vendedores;
  • Disponibilize oportunidades de crescimento dentro da loja;
  • Faça reuniões periódicas com a sua equipe;
  • Conceda treinamentos para que os funcionários trabalhem cada vez melhor;
  • Proponha um horário de trabalho flexível;
  • Escute e procure entender as necessidades dos profissionais.

O que são clientes externos?

Já os clientes externos são aqueles que mantêm a loja financeiramente ativa, sem participar da organização — são eles que entram no seu estabelecimento e adquirem os produtos oferecidos pela mão de obra. Esse tipo de cliente é fundamental para o crescimento de qualquer negócio, principalmente para as lojas que atuam no segmento de varejo.

Para agradar esse público, é preciso ter cuidado redobrado. Além de trabalhar com acessórios de qualidade, os seus funcionários devem prestar um atendimento de primeira. Quando satisfeitos, os clientes externos tendem a retornar à loja, aumentando, assim, as suas chances de fidelizar um consumidor e consolidar a sua autoridade no mercado.

E quem se preocupa em vender bem já deve ter se perguntando “o que posso fazer para encantar o público e me destacar da concorrência?”. A seguir, listamos alguns passos que farão toda a diferença no desempenho da sua empresa.

1. Conheça o valor do cliente

Muitos empreendedores cometem o grave erro de enxergar o cliente como um mero cifrão ($). Não seja um deles! Atualmente, antes de comprar produtos de qualidade, as pessoas buscam por locais que ofereçam uma excelente experiência de compra. Por essa razão, mostre que o seu cliente tem muito valor: mande mensagens em datas comemorativas, peça feedbacks e, se possível, disponibilize ofertas especiais aos consumidores fiéis.

2. Resolva os problemas rapidamente

O cliente viveu uma experiência desagradável na sua loja? Então, procure consertar a situação o mais rápido possível. Por exemplo: se alguém comprou uma bolsa com defeito e fez uma reclamação, ofereça uma solução imediata para reconquistar a confiança do consumidor. Caso o defeito seja de fabricação, troque o acessório. A pessoa utilizou a peça de forma errada? Ensine o modo correto. Esse cuidado fará com que o cliente se sinta sempre confortável para voltar a fazer negócio com você.

3. Inove o seu estoque

O público gosta de ser surpreendido. Pensando nisso, nada melhor do que apostar em itens que estejam de acordo com as últimas tendências do mercado. Faça diferente da concorrência e leve para a sua loja peças exclusivas e com alta procura. Uma maneira de cumprir essa meta é firmando parcerias com fornecedores de confiança e renomados no seu segmento.

De um modo ou de outro, tanto os clientes internos quanto os externos são importantes para uma empresa. Trate os dois grupos da melhor maneira e, sempre que possível, desenvolva métodos específicos para diferenciar o atendimento.

Quer saber mais sobre como alavancar as vendas da sua loja? Aprenda a fidelizar um cliente e, se tiver alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários. Até a próxima! 

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Dicas

Carnaval: Como manter as vendas dos seus negócios

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Uma das principais dicas para vender mais no carnaval é entrar no clima de festa e ganhar a atenção do seu cliente para que ele venha comprar na sua loja, para alavancar as vendas, invista em estratégias de marketing e vendas temáticas. Faça uma preparação prévia com o tema que reflita a identidade da data, com e-mails especiais, banners e redes sociais. Faça um planejamento antecipado pois a maioria dos clientes podem estar de férias, então certifique-se de eles receberão todas as novidades.
Uma possibilidade é a criação de produtos temáticos e personalizados com o tema do carnaval, e para atrair os consumidores ainda mais é interessante criar promoções, cupons de desconto ou até frete grátis, todos relacionados com o evento. O início do ano já é uma época conhecida de baixa no comércio, conhecer o seu público alvo é sempre importante assim como entender o comportamento dos seus consumidores, esses serão seus aliados na hora de criar conteúdo que pode gerar vendas.
Fazer uma pesquisa sobre o produto mais vendido nessa época em anos anteriores é importante porque você pode deixar essas peças em destaque para que ela fique mais visível e mais fácil de comprar. Os descontos devem ser aplicados naqueles produtos sazonais, que só vendem em determinadas épocas do ano, como peças de verão, para queimar o seu estoque, é a hora de aproveitar e vender esses produtos de época.
Caso você tenha peças que em sua loja que poderão ser compradas para serem usadas no carnaval certifique-se que elas realmente chegarão a tempo, esse será mais um recurso para fidelizar o seu cliente, garantindo que a compra chegue exatamente quando ele espera. E tenha uma carta na manga para aproveitar essa data comemorativa e conquistar os clientes recém adquiridos, como por exemplo um cupom de desconto específico para quem comprou nessa data e pode usar até uma data limite estipulada, assim você consegue também atrair esse público para a volta as aulas.
A área de marketing que é encarregada da divulgação deve estar a atenta e produzir materiais relacionados a data comemorativa, assim como as redes sociais também precisam estar prontas para o tema, mesmo que a sua loja não venda produtos que podem ser usados especificamente no carnaval. As redes sociais são sempre grandes aliadas quando o assunto é divulgação para as grandes massas. Estar conectado as tendências e palavras chaves e mais buscadas das redes é primordial para saber o que está acontecendo e qual caminho seguir. A sua loja precisa estar inserida em tudo que está acontecendo, ligada ao que todos estão comentando, assim fica mais fácil criar engajamento e identificação com a sua marca, e ela sempre será lembrada mesmo em outras épocas.

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Dicas de Revenda

Produtos femininos com maior sucesso de venda

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O mercado de moda feminino vive em constante mudança. Para saber o que vai ser tendência é necessário acompanhar o que está na moda e ficar por dentro das novidades.  

Um dos principais pontos que o dono de um negócio deve se preocupar é em oferecer produtos de boa qualidade e ter um plano de divulgação empenhado em resultados. Escolher o seu público alvo e conhecê-lo profundamente é de primordial importância, pois só dessa forma será possível realizar ações específicas e obter melhores resultados.  

Atualmente uma das principais formas de venda no universo feminino é a digital, através de lojas virtuais e redes sociais como o Instagram e Whatsapp que são ferramentas importantes para criar conteúdo, atrair os consumidores e fechar vendas. 

O sucesso desse tipo de comércio é determinado por alguns pontos chaves como: produtos tendência que causam desejo nos consumidores, uma boa divulgação visando o público que você quer alcançar e não ter medo de arriscar em inovações.  A estratégia com influenciadores é cada vez mais usada pelas grandes marcas para atrair um público que está sempre conectado em busca de novidades.  

Um dos produtos com maior sucesso de venda no mercado feminino são: roupas, cosméticos e maquiagens, sapatos, lingerie, bolsas e bijuterias e semijoias. Segue abaixo detalhado cada um deles. 

Roupas 

Continua sendo o segmento mais rentável, sendo os itens mais comprados pelos consumidores. Para iniciar a revenda desses produtos é necessária uma análise de mercado para chegar exatamente no seu público alvo e definir qual será o tipo de roupa que você quer vender.  

Cosméticos e Maquiagens 

Empreender nesse ramo é bem lucrativo. Cosméticos e maquiagens são itens indispensáveis no dia a dia das mulheres, sendo um nicho que só cresce. Alguns produtos são comprados mensalmente e gera uma grande facilidade de revenda. 

Sapatos Femininos 

Os sapatos são um dos itens mais vendidos do guarda roupa feminino, devido a sua popularidade. Muitos modelos são importados e vendidos diretamente pela internet onde a procura é alta devido a facilidade de venda. 

Lingerie 

Um produto de alto lucro e grande procura entre as mulheres. Dependendo do fornecedor que você for adquirir as peças é possível lucrar em cada uma mais de 100%. É um ramo onde existe enorme possibilidades de modelos e públicos para atingir.  

Bolsas 

As bolsas se tornaram itens de luxo para as mulheres principalmente aquelas de marcas famosas. Devido ao desejo de compra que essas peças causam nas mulheres, é fácil obter um ótimo resultado de vendas. Há também um nicho a ser preenchido nessa mesma área com as bolsas mais simples e básicas para atender o consumidor que não tem condições de adquirir peças mais caras.  

Bijuterias e semijoias 

Nesse ramo de bijuterias e semijoias você consegue atingir dois públicos distintos, como o consumidor que quer comprar peças mais baratas e o outro que quer peças mais sofisticadas. O nível de aceitação no mercado é muito alto devido ao tipo de peça ser bem procurado. Para quem quer ser revendedor é possível começar com poucas peças e ir aumentando gradativamente e alcançando resultados expressivos.  

E aí? Com quais desses produtos você trabalha? 

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Business

Como calcular o faturamento da sua empresa?

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Se você tem negócio próprio, certamente, a saúde financeira da empresa deve ser uma das suas maiores preocupações. Afinal, não é novidade que esse fator é determinante para o crescimento ou declive da sua loja – de fato, conforme dados do Sebrae, as taxas de mortalidade de novas empresas no Brasil, com dois anos de funcionamento ou mais, chega a quase 25%, e uma das principais causas disso é a má gestão financeira. Por isso, é fundamental se organizar e entender algumas questões-chave nesse processo, como calcular o faturamento.

A seguir, confira dicas para calcular o faturamento de sua empresa sem erros. Acompanhe!

O que é faturamento?

O faturamento é a soma de todos os valores que entram no caixa em um determinado período, geralmente medido mês a mês, devido à sua atividade comercial. Aqui, é importante entender a diferença entre faturamento e lucro: o segundo conceito é o valor que sobra depois do pagamento de todas as despesas. Isso significa que faturamento alto não é sinônimo de lucro alto!

Para ficar mais claro, vamos supor que você vendeu 10 bolsas no mês, por R$ 50 cada. Seu faturamento mensal será de R$ 500. É perceptível que o faturamento está diretamente ligado ao preço e à quantidade de vendas realizadas. Já seu lucro serão esses R$ 500 menos suas despesas para funcionamento (taxa de locação, pagamento de salários, compra de insumos, etc.).

Como calcular o faturamento?

Aqui, é importante diferenciar e saber calcular o faturamento bruto e o líquido.

– Faturamento bruto

O faturamento bruto é o valor que a empresa recebeu pelas suas vendas em um determinado período. Ele aumenta sempre que há uma nova venda – independentemente se é parcelada ou não, o valor será contabilizado de forma integral.

Assim, se você tem uma empresa que vende bolsas e acessórios femininos e comercializou 1.000 unidades no último mês a R$ 100, o seu faturamento bruto será:

Faturamento Bruto = R$ 100 X 1.000 = R$100 mil.

– Faturamento líquido

Já no faturamento líquido, é preciso retirar as deduções das vendas, o que corresponde a vendas canceladas e mercadorias devolvidas, além de impostos incidentes sobre elas, como o IPI.

Supondo que temos apenas um imposto, o ICMS, que, nesse caso, será de 18%. Levando em consideração que 18% de R$ 100 mil = R$18 mil, então:

Faturamento Líquido = R$100 mil – R$18 mil = R$82 mil

Dicas para fazer sua estimativa de faturamento

Fazer a projeção financeira do seu negócio é extremamente vantajoso para uma gestão mais segura e otimizada, e para reduzir perdas financeiras. Confira algumas dicas para elaborar sua projeção financeira:

  • Seja realista na hora de elaborar seu planejamento financeiro, sempre se baseie no seu fluxo de caixa.
  • Avalie seus custos e projete suas vendas de acordo com o desempenho anterior e as variações do mercado, nunca vá pelo “achismo”.
  • Para facilitar esse processo, analise o custo do produto, a média mensal do que é vendido e o valor gasto por venda.
  • As informações do fluxo de caixa devem estar sempre atualizadas.
  • Estime o valor de caixa uma vez por mês, não se esqueça de incluir obrigações fiscais, retiradas e despesas fixas.
  • Faça um estudo das perdas e dos lucros dos últimos anos, esse controle lhe ajudará a prever o que vai acontecer nos próximos meses, bem como a repetir sucessos e não cometer os mesmos erros.

Não se esqueça: suas metas devem ser empolgantes, mas sempre realistas!

E então, pronto para calcular o faturamento de sua loja? Tem alguma outra dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários!

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