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Como precificar um produto da sua loja?

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Precificar um produto está entre os maiores desafios de um empreendedor, isso porque o preço para venda final é determinante para o sucesso ou fracasso de um negócio. Por isso, o cálculo do preço de venda deve ser realizado com base em algumas questões, como o estudo dos gastos e o posicionamento da marca.

O preço faz parte das estratégias mercadológicas de uma empresa, então, na hora de precificar um produto, é necessário avaliar o posicionamento da sua marca. Isso significa identificar seu público-alvo e a forma como seus clientes enxergam a sua empresa e seus produtos. Você tem produtos exclusivos e diferenciados? Se sim, o seu preço será diferente de quem vende itens convencionais. 

De modo geral, pesquisa e estudo do mercado são ingredientes fundamentais para precificar um produto adequadamente. Mas, além disso, existem alguns requisitos básicos para colocar na ponta do lápis antes de definir preços em sua loja, como veremos a seguir.

4 passos para precificar um produto

1º passo: calcule os custos operacionais

Todo tipo de custo deve ser considerado, seja direto (como despesas trabalhistas, fornecedores, produtos, divulgação, estrutura, etc.) ou indireto (como energia, fretes, materiais de limpeza, de escritório, etc.). 

Somente conhecendo os gastos envolvidos em sua operação é que você poderá precificar seus produtos corretamente, sem trabalhar no vermelho.

2º passo: estude a concorrência

Engana-se quem pensa que, ao abrir um negócio, não é preciso mais estudar. Aliás, estudar é sempre necessário para entender como está o mercado e a concorrência.

Portanto, avalie como seus concorrentes se comportam e use essas informações como base competitiva. Repare não só nos preços, mas, também, no atendimento, diferenciais, promoções, campanhas, etc.

3º passo: defina uma margem de lucro e um modelo de cálculo

Aqui, nada de “tiro no escuro”, o ideal é adotar uma fórmula para calcular o preço do seu produto da maneira correta, levando em consideração a margem de lucro desejada, os custos fixos e variáveis. Uma das fórmulas mais utilizadas é a do preço de venda:

PV = CMV (custo de mercadoria vendida) X Markup

Para a fórmula de precificação, teoricamente calculamos assim:

Markup = 100%: 100% – (Soma dos percentuais Ip + C + TC + Iv + L + %DF)

Onde:

Markup = um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, baseado na ideia preço margem.

Ip = Imposto

C = Comissão

TC = Taxa de cartão

L = Lucro desejado

Iv = Investimento.

Veja um exemplo prático:

Nosso objetivo é precificar uma bolsa cujo CMV é R$40. Analisando os dados, temos uma DF de 22%, impostos de 7%, 10% para comissão, 3% de TC, 5% de investimento e desejamos um lucro de 35%.

Na fórmula de preço de venda, teremos:

PV = CMV X Markup

PV = 40 X (100% : 100% – (Soma dos % + DF%))

PV = 40 X (1005 : 100% – (55% + 22%))

PV = 40 X (100% : 100% – 77%)

PV = 40 X (100% : 23%)

PV = 40 X 4,347

PV = 177,88

Assim, neste exemplo, o preço de venda da bolsa em questão será de R$177,88.

Obs.: Alguns revendedores trabalham em cima do preço sugerido pelo fornecedor, e muitos deles disponibilizam tabelas com sugestões do preço de venda praticado pela maioria das lojas – esse também pode ser outro caminho a ser adotado para precificar um produto em sua loja.

4º passo: fique de olho no planejamento de seu negócio

Outro fator a ser levado em consideração na hora de precificar um produto é o orçamento de seu negócio, no qual são relacionadas as estimativas de despesas, receitas e faturamento. Tratando os números de modo realista ao elaborar seu orçamento, você terá nele caminhos para guiar sua decisão na hora de definir, avaliar e reajustar os preços praticados em sua loja.

Precificar um produto, em um primeiro momento, pode parecer um grande desafio, mas é a chave do sucesso financeiro dos negócios. É por meio do entendimento da composição ideal do preço de venda que você tem a certeza de estar tendo lucro, pode fazer promoções eventuais sem operar no prejuízo e adotar uma estratégia competitiva para sua loja.

E então, ficou mais claro como precificar um produto? Qual é a estratégia adotada em seu negócio? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e até a próxima. 

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X Ações que vão atrair clientes para sua loja virtual:

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Atrair mais clientes para o seu negócio não é uma tarefa fácil devido ao grande número de concorrentes que têm no mercado hoje em dia. Apresentar produtos de qualidade com preços atrativos não é o suficiente, uma das formas para fazer com que os clientes acessem cada vez mais a sua loja é oferecer condições diferenciadas da sua concorrência.

É preciso implantar um sistema eficiente de divulgação para que o consumidor possa encontrar a sua loja facilmente. Sua loja online precisa ser de fácil acesso e navegação para que seu cliente realize as compras com tranquilidade e não aconteça o que é muito recorrente no cenário virtual, o abandono de carrinhos.

Algumas ações são necessárias para gerar acesso na sua loja virtual, como ações de marketing que reforcem as vantagens oferecidas. Um email marketing bem elaborado com um conteúdo atrativo que agregue valor a sua marca, e que faça com que seu cliente tenha vontade de entrar na sua loja é bem eficiente, porém não exagere na quantidade de email enviado isso pode aborrecer o consumidor.

Um recurso muito comum que pode ser utilizado também é oferecer novamente através do email os produtos que o seu cliente já olhou e se interessou, só para reforçar que ele ainda está disponível e esperando para ser comprado. É um trabalho constante que deve ser feito, que pode gerar um retorno satisfatório se usado corretamente.

Utilizar os recursos de mecanismos de buscas na internet é primordial para quem tem uma loja online. Se a sua loja aparecer no topo da pesquisa quando alguém buscar alguma palavra chave que a sua loja esteja inserida, você tem mais chance de receber visitas no seu site e possíveis compradores, por isso investir nesse recurso é tão importante.

Criar um calendário com as possíveis datas comemorativas e as datas que você pretende aplicar algum desconto no site é bem importante também, e aumentam de forma significativa as vendas. Ofertas relâmpagos ou datas que já são sinônimo de desconto como a Black Friday fazem com que os clientes sintam a necessidade de comprar e aproveitar a oportunidade.

A sua presença nas redes sociais deve ser marcante, se você não é visto não é lembrado. As pessoas cada vez mais estão conectadas o dia todo e gostam de compartilhar os seus gostos e experiências, por isso é tão importante a sua loja fazer parte desse universo e com isso ficar vez mais perto dos seus clientes.

Criar uma conexão direta com seu cliente e descobrir os seus anseios e com isso antecipar as suas necessidades é um trunfo que você consegue através da rede social. Quanto mais você estiver inserido no universo das redes sociais mais a sua loja irá atrair clientes e se tornar uma marca consolidada.

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Invista nas tendências do ano e atraia clientes!

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A moda é como um organismo vivo e vive em constante transformação. Com o desenvolvimento da internet e das redes sociais, essa constante mudança, que já era frequente, agora tomou proporções globais e qualquer pessoa pode consultar o que há de mais moderno no momento com apenas um clique. Diante disso, você e o seu negócio
devem acompanhar as tendências e inovações do mercado para que as suas chances de prospectar novos clientes sejam ainda maiores e melhores! Uma loja que traz referências internacionais e aplicada elas em seus produtos, tem muito mais chances de fechar compras do que um estabelecimento que não está antenado com o que acontece no mundo.

Pensando nisso, preparamos esse texto com algumas das principais #trends que precisam estar dentro da sua loja para a moda outono/inverno.

1. Tons Alaranjados
Todos os anos a Pantone elege a cor do ano. A escolhida para 2019 foi a “Living Coral” um laranja rosado que lembra a cor de um salmão. A Living Coral irradia familiaridade e vida e tem forte ligação com o oceano e suas riquezas. Para a diretora-executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, trata-se de uma tonalidade que projeta uma conexão social maior entre as pessoas em meio a um mundo tecnológico e individualista. “A cor é uma lente equalizadora por meio da qual vivenciamos nossas realidades naturais e digitais. Isso é particularmente verdadeiro para a Living Coral”, opina.

2. Tons Terrosos
Ainda na mesma linha dos tons alaranjados, os tons mais escuros ganham grande destaque nesse meio de ano gelado. Amarelo mostarda, marrom claro, verde militar, nude, cinza e off white são cores aclamadíssimas nas principais vitrines, presentes em não só em roupas como também em acessórios.

3. Bolsas Transparentes
Aquela ideia de que bolsa só serve para guardar ou acumular coisas já foi esquecida há muito tempo! Agora o que há de mais #fashion é fazer da bolsa uma peça chave para a composição de um look street style. O minimalismo e o design mais clean são características fortíssimas dessa tendência!

4. Animal Print
As estampas #animalprint vieram carregadas nas coleções de inverno esse ano, tanto aqui no Brasil como nas passarelas mundiais. As tendências giram em torno de estampas de onça, cobra e zebra, variando em estampas em caramelo e brancas.

5. Pochetes
Circulando desde os anos 80 pelas ruas, a pochete volta com força e ditando outras derivações que vão desde modelos em preto, até estampados com animal print, quadriculado, neon e até paetê! Esse acessório é o que falta para quebrar aquele look formal com um toque despojado e super estiloso.

6. Bolsas com Franjas
Bolsas de franja estão com tudo e remetem a tendência western, que compõe looks inspirados no Velho Oeste, famosos em filmes norte-americanos. Além do acessório, a moda está presente em jaquetas, brincos e peças de roupa. Elas também se adequam na onda dos tons terrosos, com itens escuros em tons de marrom e nude.

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Dicas infalíveis para que sua abordagem ao cliente seja certeira

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O mercado atual está mudando muito rapidamente atualmente devido à internet e ao grande número de conteúdo e mensagens de venda, que são enviados aos consumidores diariamente. Causando assim uma alteração no senso de urgência do consumidor fazendo com que eles dividam a atenção com os concorrentes ou até mesmo com outros produtos aleatórios.

Ultimamente as formas tradicionais de captação de clientes como ligações, e-mails, eventos e mídia offline, se mostram cada vez menos eficientes e com baixo retorno de conversão. A nova forma moderna de captação de clientes se mostrou mais complexa e segmentada como vemos abaixo:

Conhecer bem o seu público alvo e seu comportamento é de extrema importância porque com isso você conhece seus hábitos, interesses e consegue mandar uma mensagem específica para cada segmentação de consumidor.

Utilizar uma mídia segmentada é uma das melhores formas para poder atingir exatamente quem você quer através de anúncios específicos, baseados em hábitos de navegação, idade e sexo que enquadram no perfil do consumidor que você quer atingir.

O marketing de conteúdo segmentado é uma das principais ferramentas para atingir esse novo público que cada vez mais busca coisas diferentes e possui interesses diversificados. Um email tradicional que só apresenta os produtos e nada mais, não vai atrair interesse desse tipo de consumidor, é necessário bem mais que isso, como conteúdos elaborados que informem e orientem demonstrando assim que seu conteúdo é realmente interessante.

Defina metas que você deseja alcançar e apresente formas que possam interessar o seu consumidor a receber a mensagem que você quer passar. Para se aproximar do seu cliente e gerar a necessidade nele utilize um “chamariz” que seja de acordo com o perfil dele, assim você vai atrair a sua atenção e conseguir apresentar o seu leque de produtos.

Criar uma experiência única de vendas é uma das formas para fidelizar o cliente, um atendimento diferenciado, uma entrega correta, e um pós-venda atencioso são um dos pontos principais para você garantir que seu cliente lembre da sua empresa em suas próximas compras e assim garantir um fluxo de compras regular.

Preparar a sua equipe de vendas para enfrentar as dificuldades na hora de fechar vendas e na captação de clientes é de extrema importância, sua equipe precisa estar bem treinada, motivada e atenta para encarar desafios, pois eles são a principal ferramenta para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Atrair os clientes para a sua empresa requer um conjunto de estratégias que precisam atuar em conjunto, usar a internet como a sua aliada atualmente é um dos principais recursos para atingir o sucesso. O marketing digital é bem eficiente se usado em conjunto com outras ferramentas, nem sempre esse trabalho pode ser terceirizado, muitas vezes somente a sua própria equipe e o gestor conhece a fundo as características e peculiaridades dos seus clientes.

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