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Como medir a satisfação do cliente da sua loja?

A satisfação do cliente é fundamental para que a sua empresa prospere e fidelize o público.

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Alguns dos segredos que podem ser determinantes para o sucesso da sua empresa são conquistar novos consumidores e fidelizar os que já compraram de você. Mas, para isso, é importante entender a expectativa e garantir a satisfação do cliente.

Em um cenário de mercado competitivo, mensurar a satisfação do cliente é um fator de diferenciação muito importante, e garante uma métrica que pode ser usada para gerenciar melhor seu negócio e estimular a recompra.

Para ajudá-lo nesse desafio, a seguir, conheça algumas dicas de como medir a satisfação de seu cliente. Acompanhe.

As pesquisas de satisfação

São pesquisas com perguntas estratégias que permitem respostas objetivas e claras, adotadas para medir a satisfação do cliente. Elas podem ser realizadas por e-mail, ligação telefônica, de modo impresso ou online.

Manter o mesmo questionário e a periodicidade são ações que ajudam a detectar alterações nas percepções de seus clientes.

Essa pesquisa pode ser aplicada no ato de compra, para ter um retrato instantâneo de como foi a experiência na loja, ou no período de pós-venda, depois de o cliente já ter utilizado seu produto.

Para elaborar a sua, você pode optar por uma abordagem:

  • Quantitativa: com perguntas fechadas, isso é, o cliente terá que escolher uma das respostas elaboradas por você. Por exemplo: “em uma escala de 1 a 10, como você avalia o atendimento da loja?”.
  • Qualitativa: com perguntas abertas, isso é, o cliente é que vai elaborar a resposta. Por exemplo: “Como poderíamos melhorar o atendimento da loja?”.

Vantagens de conhecer a satisfação de seu cliente

São vários os benefícios que podem ser gerados por meio dessa iniciativa. Entre eles, se destacam:

1. Entender as expectativas do cliente

Saber o que os clientes esperam dos seus produtos é extremamente importante para que você possa atender e até superar as expectativas. Ao compreender a necessidade de seu público, fica muito mais fácil garantir a sua satisfação.

2. Identificar falhas e pontos passíveis de melhoria

Descobrir onde estão seus erros facilita o processo de oferecer uma melhor experiência para seu cliente.

No dia a dia da gestão da sua loja, alguns pontos podem acabar passando despercebidos por você – mas, certamente, não pelo cliente!

Nas pesquisas, ele ajudará a detectar esses pontos e a melhorar ainda mais a sua loja.

3. Medir a lealdade do cliente

Um cliente leal é aquele que não troca facilmente sua loja pela do concorrente –  e isso acontece se a experiência de compra dele for diferenciada e, claro, se você comercializar um bom produto. Alguns dos maiores indicadores de satisfação do cliente são: satisfação geral, recompra e probabilidade de recomendar a marca para outra pessoa.

5 métodos para medir a satisfação do cliente

Com o avanço da tecnologia, ficou muito mais fácil medir a satisfação do cliente, e são várias as ferramentas que podem ajudar a sua loja a crescer e ter ainda mais sucesso. Entre elas, temos:

1. CRM

O Customer Relationship Management, mais conhecido como CRM, além de registrar dados precisos sobre o cliente, permite o compartilhamento de informações entre áreas. Assim, é possível trabalhar alinhado, com direcionamento certo para atender às expectativas do consumidor e gerar indicadores de sua satisfação.

2. Pesquisa de satisfação

Como vimos, a pesquisa de satisfação é um ótimo meio de garantir o feedback do cliente. Depois de vender, se dedique ao pós-venda e descubra se o seu produto agradou o cliente. Esse contato pode ser feito presencialmente, pelo telefone, e-mail ou, ainda, por plataformas como o Typeform, Wufoo, SurveyMonkey, entre outras.

3. Chat online

Resposta rápida é algo que, certamente, seu cliente espera quando faz uma sugestão, crítica ou elogio. Criar um chat online para receber essas contribuições é uma boa maneira de medir a satisfação do cliente. Esse chat pode ser implementado no seu site e, inclusive, é possível usar as mensagens instantâneas das redes sociais.

4. NPS (Net Promoter Score)

Dados quantitativos são importantes e rápidos de ser respondidos e avaliados. Crie perguntas dentro de uma escala de 0 a 10, sendo que, entre 0 e 6, a probabilidade de o cliente voltar a fazer negócio com você é praticamente nula. Entre 7 e 8, os clientes são considerados neutros, e já aqueles que avaliam com mais de 8 pontos são os promotores, clientes fidelizados.

5. Ouvidorias

É importante que a sua loja tenha um canal próprio para receber um feedback direto do consumidor. Esse tipo de serviço tem como objetivo assegurar a melhoria da comunicação entre a empresa e o cliente.

Sua loja já utiliza alguma ferramenta para medir a satisfação do cliente? Como esse indicador é visto em seu negócio? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

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Compre por atacado e tenha mais lucro

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As compras no atacado são uma modalidade na qual o cliente adquire uma grande quantidade de produtos por um preço mais baixo. A variedade de produtos é muito maior, uma vez que o mercado atacadista demanda novos produtos a cada semana, pelo fato de acompanhar o chamado “Fast Fashion”, produtos que são fabricados em grande escala para serem rapidamente adquiridos|consumidos.

As formas de pagamento para clientes atacadistas costumam ser outro aspecto atrativo. Ao comprar seus produtos você pode parcelar, pagar no boleto ou via depósito. Sendo assim, se você é um cliente assíduo, também pode participar de um programa de fidelidade, que incluem diversos benefícios que visam incentivar o cliente a comprar no atacado mais vezes.

Por se tratar do ramo atacadista, a Birôshop têm uma grande abrangência, isto é, ela pode atender empresas basicamente em qualquer parte do território nacional, desde que aquela empresa faça uma compra no valor mínimo. A logística dessas redes é forte e está estruturada para levar as compras até o cliente com rapidez, não dependendo de uma loja física no local de destino da compra.

A Birôshop tem a preocupação em oferecer o melhor material, e qualidade no acabamento para atender a demanda do mercado, cada vez mais exigente com os detalhes, esse é um grande diferencial no setor de atacado. Frequentemente a Birô participa e realiza grandes eventos para estar sempre conectado com o consumidor e apresentar todas as novidades das novas coleções.

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Lucre com datas sazonais

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Não importa se você é uma grande ou pequena empresa, as datas comemorativas são sempre muito importantes para quem trabalha com vendas. Para garantir bons faturamentos, é importante ter planejamento e estratégia, para descobrir como vender mais e melhor, aproveitando ao máximo essas ocasiões especiais que costumam aquecer o comércio em geral.

Sendo assim, para ter sucesso nas vendas é necessário contar com estratégias bem planejadas e alinhadas com o que a empresa pode oferecer e principalmente, alinhadas com as expectativas dos consumidores. Mais do que criar um calendário de vendas, escolher datas que façam sentido e investir em datas tradicionais, é importante entender que tipo de público você vai atingir, sendo assim, entender quais datas fazem sentido para o seu negócio.

Por se tratar de uma marca de bolsas e acessórios, vamos listar as datas mais importantes e lucrativas para o nosso segmento a seguir:

1- Dia das Mães:
Uma data significativa para a maioria das pessoas, o Dia das Mães é um dos dias mais lucrativos do ano para o seu negócio. Bolsas são acessórios inseparáveis de qualquer mulher.

2- Dia das Crianças:
Não tão propício para todos os segmentos, essa data é específica e bastante esperada principalmente pelo público infantil.

3- Black Friday:
O evento é importante principalmente para as vendas das empresas online, pois representa cerca de 4,5% do faturamento anual do comércio eletrônico.

4- Natal: 
O Natal é uma data que envolve toda a família de um consumidor. Logo a sua loja ou negócio pode ser escolhido para presentear diversas pessoas em uma única época.

5- Volta às Aulas: 
Não tão propício para todos os segmentos, essa data é específica e bastante esperada principalmente pelos comerciantes que buscam reabastecer suas lojas para atender seus clientes varejistas.

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Birô Fashion Show desfila nova coleção de bolsas com Bianca Andrade

Desfile de Moda realizado no Shopping Mega Polo Moda com a presença das influenciadoras Bianca Andrade, Lorena Queiroz, Bela Fernandes e com show de Tiago Abravanel e Afonso Nigro.

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Birô Fashion Show

A terceira edição do Birô Fashion Show, aconteceu no Mega Polo Moda para encerrar os dois dias de programação fashion do shopping. Além das diversas pautas sobre moda e empreendedorismo , o shopping foi palco do maior evento do Brás que acontece tradicionalmente todos os anos para o lançamento de novas coleções.

Este ano foi a vez da influenciadora Bianca Andrade desfilar com sua nova coleção de bolsas em parceria com a Birô. A noite foi agitada, e contou com show de Tiago Abravanel e Afonso Nigro para animare o lançamento das coleções da Bianca Andrade, Bela Fernandes e Lorena Queiroz.

Chegada e Atendimento aos fãs – Bela, Lolo, Bia, Tiago e Afonso

No espaço da Post2b e da Players foi feita a chegada das influenciadoras e artistas, além do Meet e Greet dos fãs com Bianca Andrade. Foi um momento de muita descontração, atendimento a imprensa e muita conversa!

Posteriormente, abrimos também para as fãs que estavam na porta a pedido da Mônica (mãe da nossa Bia)! Foi um show de simpatia!

Abertura do Birô Fashion Show com Tiago Abravanel e Afonso Nigro

Um show incrível que tirou todo mundo do chão. Por exemplo, trouxemos algumas das músicas mais nostálgicas para que todos pudessem cantar e o desfile. Como resultado, se tornou super interativo.

Birô Fashion Show

Afonso Nigro e Tiago Abravanel cantam durante o Birô Fashion Show

Desfile – Birô Fashion Show na passarela

O show continuou dando movimento ao desfile. Tivemos a linha kids, teen e adulta sendo totalmente levadas pelo som desses dois cantores incríveis. Além de, um show de simpatia dessas meninas incríveis que integraram nosso time!

Bolsas no ar! Nossos convidados ganharam algumas bolsas direto da passarela!

Não poderíamos deixar de falar sobre esse acontecimento! Os novos rostinhos da Birô, Bianca Andrade e Bela Fernandes, além da família da Bia que também desfilou, resolveram jogar algumas bolsas para a galera! Certamente muitas pessoas saíram felizes depois, ein!

Encerramento e muita festa!

Tivemos mais Tiago Abravanel e Afonso Nigro para encerrar esse Birô Fashion Show! Todo mundo dançou, consequentemente, virou uma bagunça! Mas foi incrível!

 

 

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