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Dicas de Revenda

Tudo o que você precisa saber para se tornar Revendedora Birô!

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Tudo o que você precisa saber para se tornar Revendedora Birô!

Todo mundo diz que você tem um extremo bom gosto nas suas escolhas fashion, você tem aquele “olhar clinico” e sempre ajuda as suas amigas e familiares a usar os últimos trends? Parabéns você tem talento para trabalhar com moda! 
Diante das reviravoltas do mercado de trabalho, o que todas nós esperamos é a tão sonhada estabilidade financeira e profissional.Certo? Pois bem, a hora é agora para quem buscar se ver livre para começar o eu próprio empreendimento.
Juntamos algumas dicas valiosas para quem deseja começar o seu própria loja.

Já pensou em trabalhar com moda?

Que tal pensar em se tornar uma empresária? Gosta do universo fashion, acompanha as principais tendências relacionadas, já trabalhou em loja como vendedora, gerente ou caixa e é comunicativa? Você já tem alguns pontos essenciais para alguém que deseja tocar um empreendimento: conhece e gosta do ofício e, além disso, consegue visualizar alternativas para garantir o sucesso do negócio. Você pode se sentir amedrontada com as notícias que tem lido sobre economia, que de fato está em retração.
A questão é que alguns setores, mesmo num cenário econômico morno, tendem a se manter em crescimento. É o caso da alimentação e também da moda. No Brasil, mesmo em tempos normais, as pessoas colocam os assuntos de beleza entre os itens essenciais.
Imagina uma empresária andando por ai com uma roupa desbotada ou uma bolsa rasgada?  Não dá para imaginar, não é mesmo? Agora, você já pensou como serão esses cuidados para comparecer a uma entrevista de emprego? Ou seja, mesmo com economia em alta ou em baixa, será preciso manter a elegância e a boa aparência.

Como assumir um negócio próprio?

A primeira coisa a fazer  é traçar um plano de negócios. Quanto mais aprofundo e detalhado o planejamento, maior a possibilidade de sucesso. Vamos ajudar você a traçar esse plano com algumas questões essenciais.

1)    Tamanho do seu empreendimento

No seu plano de negócio, é preciso delimitar, antes  de mais nada, o tamanho de seu empreendimento.  Qual é o tamanho que você vai querer implantar? Essa é uma questão extremamente importante, pois ela  responderá se vocÊ  vai precisar um sócio. Antes de mais nada é preciso levar em consideração o  investimento inicial, ou como dizemos no marketing, o  break-even para cada negócio, ou seja, um ponto X em que o investimento inicial começará a retornar.  Existem diversas formas  para  você entrar no empreendimento com sociedade, você poderá inciar apenas com o trabalho e o seu sócio com o capital, mas o mais importante é você deve determinar, desde o princípio, quanto será sua remuneração como gerente. A partir do momento em que a empresa passar a receber o lucro é que esse será repartido entre ambos, ou seja, a remuneração do trabalho é uma e a do investimento é outra.

2)    Posicionamento

De nada adiantará oferecer a loja mais bonita com os melhores produtos, de marcas renomadas e caras, se os seus clientes  forem de uma classe econômica diferente do poder aquisitivo dos produtos que você vende. As clientes não terão meios para comprar os seus produtos. É necessário pensar com cuidado quem é o público que frequentará a sua loja e  qual é o poder aquisitivo dele.

3)    Concorrência

Quais são as lojas estabelecidas na mesma região em que pretendo me instalar? Que tipo de produtos elas oferecem? Qual será o meu diferencial para atrair inicialmente uma parcela da atual clientela existente? Essas são perguntas cruciais dentro de um plano de negócios bem estruturado.

4)    Fidelização

É preciso prever que muitas clientes aparecerão pela primeira vez em seu estabelecimento simplesmente por curiosidade, para saber o que oferece de melhor em relação ao lugar que costumam frequentar. Ou seja, clientes que chegam pela primeira vez nem sempre voltam, se você não tiver uma estratégia para fidelizá-los. Aqui talvez esteja a diferença entre ter sucesso ou não em um empreendimento novo: atrair clientes e fazê-los voltar sempre.

Depois dessas dicas agora é só escolher as bolsas do Birô e torna-se a mais nova revendedora Birô! Clique aqui e visite a nossa loja virtual, enviamos para todo o Brasil!

 

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Dicas de Revenda

Quanto tempo leva para ter lucro na loja?

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Ter lucro na loja ou em qualquer negócio é o objetivo de todo empreendedor, não é mesmo? Nós sabemos que é um grande desafio abrir uma empresa no Brasil, ainda mais em tempos de instabilidade econômica.

Mas, de uma forma geral, será que existe um tempo certo e ideal para começar a ter lucro na loja? Acompanhe.

O que é lucro?

Bom, o lucro nada mais é do que o valor que sobra das vendas da loja menos os custos para mantê-la funcionando, o que inclui as despesas fixas e variáveis e o seu pró-labore.

Ou seja, com o dinheiro das vendas deu para pagar todos os custos fixos e variáveis da loja, incluindo o seu próprio pró-labore? Então, o que sobrou é o lucro da loja.

Aliás, muitos empreendedores iniciantes apresentam certa dificuldade nesse ponto. Eles não devem retirar seus pró-labores do lucro da loja, mas, sim, dos custos mensais. O lucro deve ser utilizado apenas para remunerar todo o investimento que você fez para abrir o negócio, o expandindo conforme o planejamento.

Mas, afinal, existe um tempo certo para começar a ter lucro?

O fato é que não, não existe um tempo certo e padronizado para uma loja (ou qualquer outra empresa) começar a lucrar. Afinal de contas, isso depende de uma série de fatores, tais como:

  • O segmento do mercado em que você atua;
  • O investimento que você fez para abrir a loja;
  • Se você tem sócios;
  • O custo dos fornecedores;
  • A própria margem de lucro embutida nos produtos, etc.

Mesmo que não exista um tempo pré-determinado para que o dinheiro comece a sobrar no caixa, o fato é que, de um modo geral, é pouco provável que a loja comece a dar lucro logo após sua inauguração. Isso pode levar meses ou até anos para acontecer – por isso que uma das características do empreendedor é a resiliência, não é mesmo?

É muito importante realizar um bom planejamento financeiro antes de abrir o negócio, e, de preferência, separando uma reserva para cobrir os custos durante certo tempo, principalmente nos primeiros meses.

Mas se você já abriu o seu negócio e ainda não teve lucro na loja, não se desespere! A seguir, preparamos dicas para lhe ajudar.

Dicas que podem ajudar a ter lucro na loja

#1 Mantenha o foco nas vendas

Se para ter lucro na loja você precisa vender os produtos, então, mantenha o foco nessa tarefa.

Na prática, você pode treinar e capacitar a sua equipe para melhorar o atendimento, entender exatamente quem é o seu público e o que ele gosta de comprar, além de negociar melhores preços junto aos seus fornecedores para conseguir aumentar a margem de lucro.

#2 Não se esqueça do marketing

O lucro na loja não depende apenas de reformulações internas, mas, também, de operações que atraiam clientes para a loja.

Nesse caso, é muito importante que você foque em estratégias e ações de marketing, para se manter sempre lembrado pelo seu público, e, ainda, conquistar novos clientes – afinal de contas, eles são os maiores responsáveis pelo lucro na loja, não é mesmo?

#3 Estude gestão

Estudar gestão administrativa, financeira, de risco, fluxo de caixa e as demais formas de você conseguir se aperfeiçoar na liderança da sua loja deve ser algo a se considerar. Afinal, o mercado consumidor muda muito rapidamente e você precisa se prevenir contra crises de mercado e outros fatores que possam adiar o lucro na loja.

#4 Tenha paciência

Sabendo que não existe um tempo certo para ter lucro na loja, tenha paciência e persistência, enquanto toma medidas práticas.

Aliás, uma boa dica é pesquisar entre os seus concorrentes ou em lojas parecidas com o seu segmento para encontrar um tempo médio em que eles começaram a ter lucro. Pode ser, inclusive, que você leve até menos tempo do que eles por conta de boas práticas de gestão.

Independentemente disso, lembre-se de ter resiliência, e, se precisar de ajuda, não deixe de procurar por consultores profissionais (como o Sebrae, por exemplo), que podem te ajudar a rever as estratégias do seu negócio para, enfim, começar a ter lucro na loja.

E aí, você já está colhendo os frutos das vendas? Aproveite e confira 7 dicas para você atrair clientes para sua loja. Até a próxima!

 

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Dicas de Revenda

Aumente o lucro da loja vendendo bolsas femininas

Já que elas são indispensáveis no closet feminino, por que não vendê-las para aumentar o lucro da loja?

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Definitivamente, as bolsas femininas são excelentes produtos para aumentar o lucro da loja. Afinal de contas, elas fazem parte do mercado de moda, que aqui, em terras brasileiras, é um dos que mais crescem em receita e em volume de vendas – apenas em 2017, foram mais de R$ 190 bilhões em vendas no setor.

Mas falando especificamente sobre as bolsas, no post de hoje, listamos mais argumentos que comprovam que, sim, elas precisam compor o seu catálogo de produtos. Acompanhe!

1. Em primeiro lugar, as mulheres amam bolsas – e a Sociologia explica

Nem era preciso de um estudo para comprovar esse fato, mas o fato é que já existem até teses vindas da Sociologia.

Uma delas, por exemplo, é do sociólogo francês Jean-Claude Kaufmann, que em seu livro “Le sac. Um petit monde d’amour” afirma que a bolsa vai muito além da dimensão externa da mulher. Para ele, é um objeto que guarda todo um universo particular e até íntimo, seja no quesito profissional, familiar, pessoal, estudantil, etc.

E faz sentido, não é mesmo?

Além disso, vender bolsas femininas é essencial se o seu público-alvo é de mulheres, pelo simples fato de esses objetos serem indispensáveis em suas rotinas agitadas. A bolsa, portanto, é um verdadeiro kit de sobrevivência para que suas clientes saiam cedo de casa e cumpram inúmeras tarefas e compromissos.

E, ligado a isso, temos o segundo motivo que fará com que o lucro da loja aumente com bolsas femininas:

2. Normalmente, as mulheres têm uma bolsa de cada cor

Nem é preciso dizer que de uma forma geral, as mulheres têm várias bolsas de cores diferentes no armário. Então, que tal caprichar o seu estoque com diversos modelos de cores para aumentar o lucro da loja?

Sejam tons neutros (como as cores preta, marrom, cinza e branca) ou mais abertos, o fato é que diferentes ocasiões pedem bolsas de cores diferentes para que o look de forma geral esteja harmônico e passe a mensagem certa.

E por falar em look:

3. Os looks exigem tamanhos e estilos diferentes de bolsas

Ok, mulheres têm bolsas de cores diferentes – e dentro dessas opções, existem, ainda, as diferenças entre os modelos, o que faz com que elas tenham mais peças em seus armários.

Quer exemplos?

Então, fique sempre de olho nas tendências para oferecê-las às suas clientes e, claro, aumentar o lucro da loja.

Sobre esse assunto, inclusive, temos um post com dicas de tendências atemporais (de moda em geral) que você sempre deve oferecer em sua loja.

4. As bolsas podem ser atrativos para aumentar o lucro da loja em dias especiais

Com as bolsas femininas à venda, você tem uma opção a mais para aumentar o lucro da loja se promover eventos especiais dedicados a essas vendas, tais como:

  • Promoções em datas comemorativas;
  • Coquetéis para o lançamento de novas coleções (o mercado de bolsas femininas sempre tem muitas novidades);
  • Workshops especiais sobre moda e combinações de looks com bolsas;
  • Desfiles.

5. As bolsas femininas também são substituídas

Por fim, temos o argumento do tempo de uso das bolsas femininas. É fato que, com o tempo, muitas mulheres vão se desfazendo das suas bolsas por vários motivos – seja porque já enjoaram, porque estão em outra fase de vida e precisam de mudança (o que inclui o guarda-roupa), porque as bolsas estragaram, etc.

Então, você pode aproveitar e, inclusive, investir em um marketing interessante para atrair mais vendas, bem no estilo “desapegue”. Por exemplo: “doe a sua bolsa que não usa mais e tenha 10% de desconto na compra de uma nova. As suas bolsas antigas serão doadas para quem precisa”.

Além de ajudar a aumentar o lucro da sua loja, você ainda garante um bom trabalho de marketing e conscientização para atrair mais clientes.

Bom, agora que você já conhece todos os argumentos que comprovam que bolsas femininas podem e devem estar em seu estoque, é hora de iniciar a parte do planejamento de quais bolsas pode incluir no seu estoque.

Nesse caso, entre em contato conosco: trabalhamos com várias marcas e diferentes estilos de bolsas femininas e acessórios a preços competitivos para aumentar o lucro da sua loja. Até a próxima!

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Business

Como medir a satisfação do cliente da sua loja?

A satisfação do cliente é fundamental para que a sua empresa prospere e fidelize o público.

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Alguns dos segredos que podem ser determinantes para o sucesso da sua empresa são conquistar novos consumidores e fidelizar os que já compraram de você. Mas, para isso, é importante entender a expectativa e garantir a satisfação do cliente.

Em um cenário de mercado competitivo, mensurar a satisfação do cliente é um fator de diferenciação muito importante, e garante uma métrica que pode ser usada para gerenciar melhor seu negócio e estimular a recompra.

Para ajudá-lo nesse desafio, a seguir, conheça algumas dicas de como medir a satisfação de seu cliente. Acompanhe.

As pesquisas de satisfação

São pesquisas com perguntas estratégias que permitem respostas objetivas e claras, adotadas para medir a satisfação do cliente. Elas podem ser realizadas por e-mail, ligação telefônica, de modo impresso ou online.

Manter o mesmo questionário e a periodicidade são ações que ajudam a detectar alterações nas percepções de seus clientes.

Essa pesquisa pode ser aplicada no ato de compra, para ter um retrato instantâneo de como foi a experiência na loja, ou no período de pós-venda, depois de o cliente já ter utilizado seu produto.

Para elaborar a sua, você pode optar por uma abordagem:

  • Quantitativa: com perguntas fechadas, isso é, o cliente terá que escolher uma das respostas elaboradas por você. Por exemplo: “em uma escala de 1 a 10, como você avalia o atendimento da loja?”.
  • Qualitativa: com perguntas abertas, isso é, o cliente é que vai elaborar a resposta. Por exemplo: “Como poderíamos melhorar o atendimento da loja?”.

Vantagens de conhecer a satisfação de seu cliente

São vários os benefícios que podem ser gerados por meio dessa iniciativa. Entre eles, se destacam:

1. Entender as expectativas do cliente

Saber o que os clientes esperam dos seus produtos é extremamente importante para que você possa atender e até superar as expectativas. Ao compreender a necessidade de seu público, fica muito mais fácil garantir a sua satisfação.

2. Identificar falhas e pontos passíveis de melhoria

Descobrir onde estão seus erros facilita o processo de oferecer uma melhor experiência para seu cliente.

No dia a dia da gestão da sua loja, alguns pontos podem acabar passando despercebidos por você – mas, certamente, não pelo cliente!

Nas pesquisas, ele ajudará a detectar esses pontos e a melhorar ainda mais a sua loja.

3. Medir a lealdade do cliente

Um cliente leal é aquele que não troca facilmente sua loja pela do concorrente –  e isso acontece se a experiência de compra dele for diferenciada e, claro, se você comercializar um bom produto. Alguns dos maiores indicadores de satisfação do cliente são: satisfação geral, recompra e probabilidade de recomendar a marca para outra pessoa.

5 métodos para medir a satisfação do cliente

Com o avanço da tecnologia, ficou muito mais fácil medir a satisfação do cliente, e são várias as ferramentas que podem ajudar a sua loja a crescer e ter ainda mais sucesso. Entre elas, temos:

1. CRM

O Customer Relationship Management, mais conhecido como CRM, além de registrar dados precisos sobre o cliente, permite o compartilhamento de informações entre áreas. Assim, é possível trabalhar alinhado, com direcionamento certo para atender às expectativas do consumidor e gerar indicadores de sua satisfação.

2. Pesquisa de satisfação

Como vimos, a pesquisa de satisfação é um ótimo meio de garantir o feedback do cliente. Depois de vender, se dedique ao pós-venda e descubra se o seu produto agradou o cliente. Esse contato pode ser feito presencialmente, pelo telefone, e-mail ou, ainda, por plataformas como o Typeform, Wufoo, SurveyMonkey, entre outras.

3. Chat online

Resposta rápida é algo que, certamente, seu cliente espera quando faz uma sugestão, crítica ou elogio. Criar um chat online para receber essas contribuições é uma boa maneira de medir a satisfação do cliente. Esse chat pode ser implementado no seu site e, inclusive, é possível usar as mensagens instantâneas das redes sociais.

4. NPS (Net Promoter Score)

Dados quantitativos são importantes e rápidos de ser respondidos e avaliados. Crie perguntas dentro de uma escala de 0 a 10, sendo que, entre 0 e 6, a probabilidade de o cliente voltar a fazer negócio com você é praticamente nula. Entre 7 e 8, os clientes são considerados neutros, e já aqueles que avaliam com mais de 8 pontos são os promotores, clientes fidelizados.

5. Ouvidorias

É importante que a sua loja tenha um canal próprio para receber um feedback direto do consumidor. Esse tipo de serviço tem como objetivo assegurar a melhoria da comunicação entre a empresa e o cliente.

Sua loja já utiliza alguma ferramenta para medir a satisfação do cliente? Como esse indicador é visto em seu negócio? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

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