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Dicas de Revenda

Quer saber como fidelizar um cliente?

Fidelizar um cliente é um dos principais pilares do sucesso de qualquer empresa. Confira o nosso post e descubra como ter um exército de fãs!

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Ser um grande sucesso em vendas é o desejo de toda empresa. Por essa razão, muitos gestores estão constantemente testando novas fórmulas para atrair e encantar o público. Contudo, de nada adianta apostar em técnicas milagrosas de vendas, se você não investir em ações exclusivas para fidelizar um cliente.

Isso mesmo! Segundo especialistas, a fidelização é um dos principais caminhos para aumentar a lucratividade de um negócio — seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

Pensando no assunto, preparamos dicas exclusivas para você criar um exército de fãs e destacar a sua marca no mercado. Acompanhe.

1. Conheça o seu cliente

O primeiro passo para qualquer marca que deseja fidelizar um cliente é: conhecer bem o seu público. Se você deseja acertar em cheio nas suas ações, é fundamental saber com quem está falando.

Estude o perfil do seu consumidor e analise profundamente os seus interesses. Como isso pode ser feito? Comece observando a sua base de clientes. Procure por características em comum entre os seus principais consumidores. Se, mesmo assim, você não encontrar dados relevantes, é possível conversar com os seus compradores pessoalmente ou por meio de pesquisas de satisfação.

Com esses dados em mãos, você poderá construir o conceito do seu cliente ideal e, sempre que for necessário, utilizar esse perfil para desenvolver as suas ações de marketing e vendas. Dentre as principais questões que devem constar nesse levantamento, podemos destacar:

  • A rotina do seu cliente;
  • Hobbies preferidos;
  • Canais de comunicação mais utilizados;
  • Principais necessidades;
  • Características como localização, idade, gênero, formação acadêmica.

2. Aposte as suas fichas na boa comunicação

A boa comunicação é a chave para alavancar de vez as suas vendas. Todo cliente deseja ser ouvido e compreendido de modo eficaz. Para uma loja de acessórios, por exemplo, saber dizer o que o público quer ouvir é fundamental.

Mas afinal, como essa comunicação pode ser feita de modo inovador? Simples: investindo nos canais capazes de manter o consumidor mais próximo.

Publicações nas redes sociais, newsletters, informativos ou, até mesmo, criando um blog especial para a sua marca são boas escolhas. Independentemente da sua decisão, você deve criar um canal de comunicação que informe, interaja e ofereça conteúdos relevantes aos clientes.

E tem mais! Para melhorar o relacionamento, não deixe de seguir algumas dicas essenciais:

  • Tenha segurança nos seus argumentos: evite usar expressões como “eu acho” e seja sempre transparente e honesto nos seus discursos;
  • Vocabulário: cuidado com as palavras usadas. Mostre profissionalismo e seriedade ao longo de qualquer diálogo;
  • Fuja da agressividade: procure ter empatia em qualquer situação e trate o cliente com simpatia e cordialidade.

3. Crie ações exclusivas para fidelizar um cliente

Que tal criar ações especiais para fidelizar um cliente? Nesse caso, há uma série de estratégias que podem ser desenvolvidas para a sua marca. Abaixo, selecionamos as principais:

Promoções

De acordo com o Instituto Popai Brasil, uma oferta bem planejada pode aumentar as vendas em até 200%. Para criar uma boa promoção, não deixe de conferir o preço da concorrência e, se possível, ofereça um valor mais vantajoso para os seus produtos.

Essa ação pode ser direcionada aos novos clientes, com a intenção de fidelizá-los. Lembre-se ainda de anunciar a oferta em todos os seus canais de comunicação e estipular um prazo de início e fim para a campanha. Você também pode criar os seguintes formatos de promoção:

  • Leve 3 pague 2;
  • Descontos progressivos a partir da 2ª compra;
  • Frete grátis para e-commerce;
  • Bônus para a próxima compra;
  • Ofertas exclusivas para aniversariantes, consumidores cadastrados no mailing ou clientes fiéis.

Condições de pagamento facilitadas

Outra dica para fidelizar um cliente: facilite as compras oferecendo diferentes condições de pagamento. Além das alternativas mais tradicionais — dinheiro, cartão de crédito e débito —, é possível permitir que o cliente pague a compra através do celular ou, até mesmo, por boleto bancário.

Pós-venda

Se engana quem imagina que, com a venda concluída, o trabalho já acabou. Nada disso! Após fechar negócio, é preciso continuar mantendo o relacionamento com o cliente. Isso mostrará que você se importa com a satisfação do seu público e está disposta a oferecer um atendimento de alta qualidade.

Um bom pós-venda deve ser feito por e-mails, ligações ou, até mesmo, por WhatsApp. Nesse processo, você pode pedir opiniões sobre os produtos, informar a chegada de novidades na sua loja, notificar o público sobre promoções ou, inclusive, apresentar novas opções de compras.

Fidelizar um cliente é realmente importante para qualquer empresa. Seguindo essas dicas, em breve, você notará a diferença nos seus resultados mensais. Invista nessas ideais!

Gostou do nosso artigo? Para conferir mais conteúdos como estes, curta já a nossa página no Facebook e até a próxima!

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Como aumentar o ticket médio de sua loja?

Está com dificuldade para aumentar o ticket médio da sua loja e arrasar nas vendas? Confira o nosso post e acabe de vez com as suas dúvidas!

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Aumentar o ticket médio de uma loja é sinônimo de lucro! Isso porque esse indicador de rendimento nada mais é do que o resultado de todas as vendas efetivadas durante um determinado período dividido pela quantidade de consumidores que a loja atraiu ao longo do mesmo tempo. Desafiador, não é mesmo?

 

Portanto, se o seu negócio faz parte do setor de varejo, você já deve ter notado que alcançar bons resultados não é tão simples assim — é preciso planejar boas promoções, contar com uma equipe capacitada e, claro, conhecer bem o seu público-alvo.

Agora, se mesmo após tentar inúmeras estratégias você ainda não conquistou o seu objetivo, não deixe de conferir esse post! Aplicando algumas dicas exclusivas, é possível turbinar o caixa da sua empresa e ser um sucesso em vendas. Acompanhe.

Planeje promoções de produtos complementares

Que a clientela adora uma boa promoção, nós já sabemos, porém, planejar ofertas realmente eficientes requer muita análise e dedicação.

Por se tratar de uma loja de bolsas e acessórios, a nossa primeira dica é que você desenvolva promoções de produtos complementares. Em outras palavras, estes são os famosos combos promocionais — uma ótima maneira de atrair os consumidores que terão o benefício de adquirir mais de um item da sua loja.

Quando esse tipo de oferta é bem planejado, você pode conquistar ótimos resultados a médio e longo prazo. São eles:

  • Aumento do lucro sobre a venda individual;
  • Facilidade para atrair clientes em busca de ofertas;
  • Grande retorno no valor de aquisição de um novo cliente.

Não sabe como aplicar essa ideia? Te explicamos: imagine que há um acúmulo de um determinado modelo de bolsa no seu estoque. Use essa peça junto a outros produtos, como carteiras ou cintos, e ofereça um valor promocional para os clientes que levarem o combo – uma alternativa prática e vantajosa para qualquer negócio!

Invista em promoções diferenciadas

Provavelmente, você já recebeu algumas indicações durante a vida, certo? Seja para assistir a um filme, jantar em um restaurante bacana ou, até mesmo, comprar um produto de qualidade. Com uma loja de acessórios, isso não é diferente.

Receber indicações de clientes é uma das grandes conquistas de uma empresa. É por meio desse mecanismo que a sua marca pode aumentar o ticket médio e se tornar ainda mais conhecida, mesmo sem realizar grandes investimentos em publicidade ou estratégias de marketing mirabolantes.

Como já era de se esperar, um dos maiores desafios entre os empreendedores é descobrir maneiras de alcançar essa riqueza para as suas empresas. Quer saber como? Antes mesmo de apostar em qualquer estratégia, podemos dizer que o crucial é prestar um serviço de qualidade e trabalhar somente com bons fornecedores. Isso fará com que o seu consumidor fique sempre satisfeito, aumentando as chances de uma indicação no futuro.

Dica de ouro: há ainda, outra alternativa igualmente eficaz — as promoções. Se existe uma maneira de estimular a indicação da sua loja é facilitando a compra do seu público. Por exemplo: é possível oferecer descontos sempre que a sua loja for indicada para a rede de amigos de um cliente. Os descontos podem ser disponibilizados tanto para o cliente antigo quanto para o novo.

Dê descontos progressivos para aumentar o ticket médio

Para fugir da competitividade do mercado, atrair os consumidores e aumentar o ticket médio, é fundamental ser criativo. Tal característica é muito importante, já que os clientes estão mais exigentes e buscam por opções diferenciadas na hora de realizar uma compra.

Seguindo esse pensamento, um truque muito utilizado pelos grandes gestores que desejam aumentar o ticket médio é o chamado desconto progressivo — uma excelente estratégia para estimular o público a adquirir cada vez mais produtos de uma marca.

O programa funciona assim: quanto mais o consumidor comprar, maiores serão os descontos oferecidos. Essa técnica pode aparecer de diferentes formas no seu negócio. Veja abaixo:

Para um mesmo item

O cliente recebe descontos ao adquirir uma maior quantidade de um único acessório. Por exemplo:

  • 1 bolsa: R$200;
  • 2 bolsas: 150 cada unidade;
  • 3 bolsas: R$100 cada unidade.

Para produtos de marcas ou coleções diferentes

Nessa situação, o consumidor poderá adquirir produtos de diferentes categorias e, mesmo assim, aproveitar as vantagens da compra. Essa opção é indicada para lojas que estão em fase da “queima de estoque”. Por exemplo:

  • 3 acessórios: 10% de desconto;
  • 6 acessórios: 15% de desconto;
  • 10 acessórios: 20% de desconto.

Lembre-se: essas sugestões serão realmente valiosas se você investir em uma série de boas práticas para o seu estabelecimento, como contar com um time capacitado, oferecer um excelente atendimento e trabalhar com uma grande variedade de produtos de qualidade.

Agora que você já está por dentro das principais estratégias para aumentar o ticket médio, que tal conferir outras dicas incríveis para o seu negócio? Siga a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!

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7 dicas para você atrair clientes para a loja

Atrair clientes para a loja é o primeiro passo para vender mais.

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Um dos maiores desafios de qualquer comerciante é atrair clientes para a loja. Nesse período de recuperação econômica, o consumidor está ainda mais criterioso para comprar. Diante disso, é importante desenvolver estratégias para manter seu negócio competitivo e atrativo ao público durante todo o ano.

Quer saber como? Confira nossas dicas e mantenha seu fluxo de clientes sempre ativo!

1. Para atrair clientes para a loja, ofereça um mix de produtos atrativo

Para atrair clientes para a loja, é preciso que os produtos comercializados estejam alinhados às necessidades e aos desejos dos consumidores. Ainda, esses produtos devem manter um padrão de qualidade que atraia os olhares do seu público.

A pesquisa de mercado, assim como a avaliação da concorrência, são ações que podem ajudar nessa definição. E para que sua loja seja uma referência, é preciso levar em consideração as tendências nacionais e internacionais, renovando seu mix com regularidade e oferecendo sempre novidades para seus clientes.

Outro fator que é importante na hora de montar um mix de produtos é a sazonalidade, por exemplo, no verão, oferecer bolsas para a praia, na volta às aulas, mochilas práticas. Isso manterá as suas vendas sempre aquecidas e ajudará a atrair clientes para a loja o ano inteiro.

2. Escolha bons fornecedores

Os fornecedores são grandes parceiros para o sucesso dos negócios. Dado seu alto valor estratégico, é fundamental escolhê-los bem. Para isso, faça uma pesquisa sobre a reputação deles no mercado, verifique críticas e elogios na internet, avalie sua atuação e a periodicidade de atualização de seu catálogo de produtos.

Ainda, para atrair clientes para a loja, os produtos oferecidos por seus fornecedores devem primar por oferecer qualidade a um preço atrativo – e esse diferencial que poderá ser repassado para seu público.

3. Desenvolva estratégias de marketing

Que o marketing é essencial para o sucesso de qualquer negócio você já deve imaginar, certo? E, sem ele, ficará muito difícil atrair clientes para a loja.

Por isso, é essencial desenvolver estratégias de marketing, e, para isso, saiba que não é necessário investir altas somas em dinheiro!

Atualmente, a internet é o ambiente perfeito para divulgar negócios e atrair público para seu ponto de venda. De acordo com estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet realizam pesquisas online antes de definir suas compras. Assim, ter uma presença online é importante para incrementar suas vendas.

É possível, por exemplo, desenvolver um site contratando uma empresa especializada, que entregará uma solução mais robusta e completa, porém sob um custo maior, ou, então, criar um endereço simples com serviços, como o Wix.

Outra opção é criar um blog ou página no Facebook, para compartilhar novidades, tendências, dicas e promoções para o seu público. É indo onde ele está que você conseguirá atrair clientes para a loja sempre!

4. Ofereça promoções e descontos progressivos

As ações promocionais, além de ajudar a atrair clientes para a loja, podem aumentar as vendas em até 200%, de acordo com o Instituto Popai Brasil!

Para realizá-las com sucesso, é preciso ter um objetivo claro, definir um desconto ou condição especial que não afete negativamente sua margem de lucro, estipular um prazo de vigência e divulgar essa ação. Com certeza, planejando bem, sua promoção ajudará a encher a loja!

5. Crie uma vitrine atrativa

A vitrine é uma das grandes estimuladores de fluxo de clientes em sua loja, por isso, merece, também, uma atenção especial.

Conforme pesquisa, passamos cerca de 82% de nosso tempo na rua. Dessa forma, a vitrine é um grande cartão de visitas e atrativo para convidar clientes a conhecerem e a entrarem em sua loja!

Para que sua vitrine seja atrativa, comece avaliando suas condições de manutenção e seus recursos básicos, como limpeza, organização, iluminação, piso, fundo da vitrine, etc. Nela, você deve, também, divulgar suas promoções, usando adesivos, plaquetas, móbiles, entre outros recursos.

E para que ela ajude sempre a atrair clientes para a loja, é importante ter um objetivo ou um tema definido (por exemplo, Dia dos Pais, Férias, Volta às Aulas, etc.), ser criativo, evitar excesso de itens e poluição visual e renová-la com frequência – assim, quem passar na frente terá a percepção de que sua loja sempre tem novidades e voltará outras vezes.

6. Aposte em visual merchandising para atrair clientes para a loja

Você sabe o que é visual merchandising? É importante conhecer esse conceito, pois ele está bastante relacionado ao seu fluxo de vendas e de clientes.

Trata-se, basicamente, de todos os esforços e técnicas utilizadas para atrair clientes para a loja e apresentar seus produtos de forma atrativa, abrangendo tudo aquilo que compõe o visual de seu negócio, a arrumação de sua loja e a exposição de seus produtos, de modo a criar um impacto positivo e favorecer um incremento de vendas.

Caprichando no seu visual merchandising, você poderá ver seus lucros e sua carteira de clientes crescer – de acordo com pesquisa do SEBRAE essa técnica pode aumentar as vendas em até 40%!

7. Faça pós-venda

Além de atrair clientes novos, é importante, também, manter o fluxo de clientes antigos em seu negócio.

Para isso, o pós-venda é fundamental, representando o conjunto de ações executadas para manter a continuidade do relacionamento com seu cliente e garantir a manutenção de sua satisfação. Assim, ele sempre vai voltar para comprar com você!

E então, gostou de nossas dicas? Está pronto para colocá-las em prática e ver seu fluxo de clientes crescer? Conte para a gente suas dúvidas e experiências nos comentários. Até a próxima!

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Dicas de Revenda

Produtos que vão aumentar as vendas de sua loja

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Considerando o sucesso de uma loja, tão importante quanto o atendimento realizado é o mix de produtos que é oferecido. Por isso, uma das melhores estratégias para aumentar as vendas é contar com boas mercadorias.

Se você não está satisfeito com os resultados do seu negócio ou deseja impulsioná-los ainda mais, é preciso investir em estratégias que trarão um bom retorno financeiro.

Assim, o segredo de uma loja forte e lucrativa é estar sempre atento às práticas que poderão ajudá-lo a conquistar seu lugar no mercado, deixar a concorrência para trás e aumentar as vendas.

Pensando nisso, no post de hoje falaremos a respeito de produtos que têm tudo para agitar a sua loja e incrementar suas vendas. Acompanhe as dicas a seguir.

Como aumentar as vendas com bolsas de tamanhos variados?

Sabemos que as tendências de cores e estampas entram e saem do mercado com o passar do tempo e com a troca de coleções. Mas uma coisa nunca sai de moda entre a mulherada (e alguns homens!) de plantão: as bolsas. Portanto, oferecer esses produtos em tamanhos variados é uma excelente estratégia para aumentar as vendas.

Quase todas as mulheres são loucas por bolsas, bolsinhas e bolsões, certo? Entra e sai temporada, elas ficam caidinhas pelos últimos lançamentos! Essas peças chamam a atenção, seduzem a clientela e despertam o desejo de compra.

E não é pra menos, não é mesmo? Com tantas opções de design e tamanhos, elas dão um up em qualquer look, além de acompanhar as necessidades da mulher moderna.

Existem bolsas que são ideais para levar para o trabalho e cabem tudo aquilo que é necessário, outras, que são usadas em festas e momentos de lazer. Elas são peças coringas no dia a dia! Pochetes, bolsas de argola, modelos com lenços e texturas, bucket bag e mochilas são algumas opções icônicas que não podem ficar de fora da sua lista!

E as carteiras, podem aumentar as vendas da loja?

É claro que sim! Essas são peças essenciais e marcam presença na bolsa e nos bolsos de muita gente! Além disso, são excelentes opções de venda casada com as bolsas.

Portanto, a dica é investir em modelos de diferentes tamanhos. Afinal, algumas pessoas preferem opções mais robustas para carregar cartões, documentos, dinheiro (e tudo mais o que consideram útil!) e outras que gostam mais daquelas menores que comportam apenas o essencial e cabem naquele espacinho da bolsa ou da própria roupa.

Trend alert: acessórios para aumentar as vendas de sua loja

Certamente todo dono de loja deseja aumentar o seu faturamento, certo? E, para isso, é necessário, claro, vender mais. E os acessórios podem ser os curingas que faltavam em sua estratégia para melhorar os resultados da sua loja! Eles são bastante procurados como opções de presentes e também para completar o look e, por esses motivos, o mercado não para de crescer!

Calçados, chaveiros, necessaires, chapéus, bonés e guarda-chuvas são boas opções, afinal, não são apenas as roupas que conquistam os olhares e os armários dos consumidores!

Os itens com acabamento diferenciado como oportunidade para aumentar as vendas

Se você tem uma loja de roupas e acessórios, já deve ter notado que oferecer itens com acabamento diferenciado é uma opção bastante tentadora para o público.

Seja pela durabilidade e qualidade na confecção ou seja por conterem tendências que ajudam a repaginar o closet e o visual das clientes, essas peças são o segredinho que faltava para aumentar as vendas do seu negócio.

Um exemplo de item com acabamento diferenciado são os cintos, afinal, foi-se o tempo em que eles serviam unicamente para segurar as calças! Hoje, são acessórios que complementam as produções e trazem mais identidade e personalidade para os looks.

Invista em produtos ricos em detalhes, com pedrarias, argolas, spikes, entre outros. Eles combinam com diversas opções de roupas e deixarão suas clientes mais estilosas e bonitas!

Gostou das dicas de produtos? Agora que você já está por dentro do assunto, conheça o Birô Shop, o maior atacado de bolsas e cintos do Brás e Bom Retiro e descubra como começar já a aumentar as vendas da sua loja!

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