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Quais fatores prejudicam o faturamento da loja?

O faturamento da loja é um dos ativos mais importantes para a sustentabilidade do negócio.

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Você trabalha com afinco, mas percebe que o faturamento da loja está aquém do esperado? Infelizmente, essa é a realidade de muitos negócios, e isso ocorre por influência de fatores internos (que dependem de sua gestão) e externos (trazidos pelo mercado).

Entretanto, saiba que, com planejamento e um plano de ação, é possível eliminar ou reduzir significativamente o impacto desses fatores que prejudicam o faturamento de sua loja.

Quer saber como? Confira nossas dicas a seguir!

6 fatores internos que prejudicam o faturamento da loja

1. Misturar verba pessoal com a da loja

Muitos lojistas têm o hábito de tratar seus recursos e custos financeiros de modo errado, não diferenciando o que é de cunho pessoal e o que é empresarial.

Essa prática, que parece inofensiva, na verdade, tende a comprometer bastante o faturamento da loja. Isso porque você nunca saberá exatamente se sua empresa está tendo lucro ou não, se está atuando no vermelho, qual verba está, de fato, disponível para investir em inovações no seu negócio, etc.

Portanto, é fundamental que a loja tenha uma conta bancária em nome da pessoa jurídica e que você tenha uma conta particular para comportar seus gastos pessoais. Com isso, você conseguirá acompanhar precisa e continuamente suas finanças e ter um quadro real da saúde financeira de seu negócio.

2. Ter um controle financeiro deficiente

Sabemos que administrar uma loja é uma tarefa que exige tempo e dedicação, no entanto, é preciso reservar momentos em sua rotina para desenvolver e acompanhar seu controle financeiro.

Se você ainda acha que essa tarefa é desnecessária, saiba que, de acordo com o Sebrae, uma das principais causas de fechamento de empresas em seus anos iniciais é a má gestão financeira.

Por isso, tenha em mente que esse controle é um fator crucial para o seu sucesso, pois é por meio do acompanhamento dos seus registros que é possível compreender os pontos fracos do seu negócio e implementar ações para melhorá-los – já que isso ajuda a mapear desperdícios, gastos duplicados e custos que podem ser reduzidos de modo a gerar um melhor faturamento da loja.

3. Não fazer fluxo de caixa

O fluxo de caixa é, basicamente, um controle de entradas e saídas de recursos financeiros da sua loja. Esse é um instrumento que possibilita que o lojista antecipe com um bom detalhamento o que acontecerá com o caixa da empresa no futuro.

Com isso, por exemplo, é possível identificar boas e más sazonalidades com antecedência e elaborar ações administrativas ou comerciais para lidar com a situação, de modo a garantir uma melhora no faturamento da loja.

Um bom fluxo de caixa, além de considerar as saídas de recursos – para as despesas do dia a dia, contratação de pessoas, etc. – e as entradas no caixa, deve estar alinhado com o planejamento de seu negócio no médio e longo prazo.

E saiba que a tecnologia está aí para ajudar nessa tarefa – não é preciso um alto investimento para contar com essas soluções! Há softwares, como o oferecido pelo Sebrae, e aplicativos, como o Mobills, que são de uso gratuito.

3. Não variar o mix de produtos

Seja por meio de revistas, de referências da TV ou da internet, o fato é que os clientes estão cada vez mais bem informados sobre o que é tendência no mundo da moda. E se seu comércio não atualiza periodicamente seu mix de produtos, e deixa de oferecer o que o público está buscando, você certamente está perdendo clientes e tendo o faturamento da loja prejudicado.

Por isso, para atrair mais público e fidelizar o já existente, é fundamental variar e atualizar seu catálogo de produtos constantemente.

4. Não oferecer variadas condições de pagamento

Seu comércio só aceita dinheiro ou cheque? Saiba que isso pode estar prejudicando bastante o faturamento da loja! Para atrair o público e facilitar as vendas, é importante trabalhar com diferentes meios de pagamento e bandeiras de cartão.

5. Escolher mal seus fornecedores

Muitos comerciantes, a fim de reduzir seus custos e aumentar a margem de lucro, acabam escolhendo os fornecedores apenas com o critério do menor preço. Sem dúvidas, ter um parceiro que ofereça produtos com valor competitivo é essencial, entretanto, não se deve abrir mão de optar por itens de qualidade.

No caso de produtos de valor agregado, como bolsas e acessórios, o cliente busca por itens que tenham boa durabilidade, beleza, estilo, funcionalidade e um valor condizente. Por isso, na hora de escolher um fornecedor, dê preferência para aquele que oferece o melhor custo-benefício para você e para seus clientes.

6. Não oferecer um bom atendimento ao cliente

Hoje, diante de tantas possibilidades de consumo, se um cliente se sente mal atendido, é comum que ele abra mão da compra e procure um de seus concorrentes. Não caia nesse erro que prejudica sua reputação e o faturamento da loja!

Conforme uma pesquisa realizada pelo Sebrae, o cliente de pequeno varejo valoriza mais o bom atendimento do que fatores como o preço do produto.

2 fatores externos que impactam negativamente no faturamento da loja

1. Concorrência com ofertas mais interessantes

Como vimos, o cliente atualmente tem amplas opções para encontrar o produto que procura – e se o seu mix é muito restrito ou desatualizado, seu público não hesitará em ir para a concorrência.

Por isso, faça pesquisas de tendências, busque novidades para seu catálogo e esteja sempre de olho no que seus concorrentes diretos estão oferecendo aos clientes.

2. Crise econômica

Infelizmente, mesmo tendo um excelente planejamento interno, nenhum negócio está livre de sofrer com os impactos de uma crise econômica. Mas você já ouviu a máxima de que “na crise, enquanto uns choram, outros vendem lenços”?

A verdade é que o que faz mesmo diferença é sua preparação para momentos como esses. Para lidar com eles e não prejudicar o faturamento da loja, é preciso se adequar, oferecer promoções, condições facilitadas, diferenciais e atrativos para que seu cliente permaneça com você também nesses momentos.

E então, pronto para começar a ajustar os fatores que estão prejudicando o faturamento de sua loja? Tem alguma outra dificuldade que você vivencia e que não abordamos aqui? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e até a próxima. 

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X Ações que vão atrair clientes para sua loja virtual:

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Atrair mais clientes para o seu negócio não é uma tarefa fácil devido ao grande número de concorrentes que têm no mercado hoje em dia. Apresentar produtos de qualidade com preços atrativos não é o suficiente, uma das formas para fazer com que os clientes acessem cada vez mais a sua loja é oferecer condições diferenciadas da sua concorrência.

É preciso implantar um sistema eficiente de divulgação para que o consumidor possa encontrar a sua loja facilmente. Sua loja online precisa ser de fácil acesso e navegação para que seu cliente realize as compras com tranquilidade e não aconteça o que é muito recorrente no cenário virtual, o abandono de carrinhos.

Algumas ações são necessárias para gerar acesso na sua loja virtual, como ações de marketing que reforcem as vantagens oferecidas. Um email marketing bem elaborado com um conteúdo atrativo que agregue valor a sua marca, e que faça com que seu cliente tenha vontade de entrar na sua loja é bem eficiente, porém não exagere na quantidade de email enviado isso pode aborrecer o consumidor.

Um recurso muito comum que pode ser utilizado também é oferecer novamente através do email os produtos que o seu cliente já olhou e se interessou, só para reforçar que ele ainda está disponível e esperando para ser comprado. É um trabalho constante que deve ser feito, que pode gerar um retorno satisfatório se usado corretamente.

Utilizar os recursos de mecanismos de buscas na internet é primordial para quem tem uma loja online. Se a sua loja aparecer no topo da pesquisa quando alguém buscar alguma palavra chave que a sua loja esteja inserida, você tem mais chance de receber visitas no seu site e possíveis compradores, por isso investir nesse recurso é tão importante.

Criar um calendário com as possíveis datas comemorativas e as datas que você pretende aplicar algum desconto no site é bem importante também, e aumentam de forma significativa as vendas. Ofertas relâmpagos ou datas que já são sinônimo de desconto como a Black Friday fazem com que os clientes sintam a necessidade de comprar e aproveitar a oportunidade.

A sua presença nas redes sociais deve ser marcante, se você não é visto não é lembrado. As pessoas cada vez mais estão conectadas o dia todo e gostam de compartilhar os seus gostos e experiências, por isso é tão importante a sua loja fazer parte desse universo e com isso ficar vez mais perto dos seus clientes.

Criar uma conexão direta com seu cliente e descobrir os seus anseios e com isso antecipar as suas necessidades é um trunfo que você consegue através da rede social. Quanto mais você estiver inserido no universo das redes sociais mais a sua loja irá atrair clientes e se tornar uma marca consolidada.

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Invista nas tendências do ano e atraia clientes!

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A moda é como um organismo vivo e vive em constante transformação. Com o desenvolvimento da internet e das redes sociais, essa constante mudança, que já era frequente, agora tomou proporções globais e qualquer pessoa pode consultar o que há de mais moderno no momento com apenas um clique. Diante disso, você e o seu negócio
devem acompanhar as tendências e inovações do mercado para que as suas chances de prospectar novos clientes sejam ainda maiores e melhores! Uma loja que traz referências internacionais e aplicada elas em seus produtos, tem muito mais chances de fechar compras do que um estabelecimento que não está antenado com o que acontece no mundo.

Pensando nisso, preparamos esse texto com algumas das principais #trends que precisam estar dentro da sua loja para a moda outono/inverno.

1. Tons Alaranjados
Todos os anos a Pantone elege a cor do ano. A escolhida para 2019 foi a “Living Coral” um laranja rosado que lembra a cor de um salmão. A Living Coral irradia familiaridade e vida e tem forte ligação com o oceano e suas riquezas. Para a diretora-executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, trata-se de uma tonalidade que projeta uma conexão social maior entre as pessoas em meio a um mundo tecnológico e individualista. “A cor é uma lente equalizadora por meio da qual vivenciamos nossas realidades naturais e digitais. Isso é particularmente verdadeiro para a Living Coral”, opina.

2. Tons Terrosos
Ainda na mesma linha dos tons alaranjados, os tons mais escuros ganham grande destaque nesse meio de ano gelado. Amarelo mostarda, marrom claro, verde militar, nude, cinza e off white são cores aclamadíssimas nas principais vitrines, presentes em não só em roupas como também em acessórios.

3. Bolsas Transparentes
Aquela ideia de que bolsa só serve para guardar ou acumular coisas já foi esquecida há muito tempo! Agora o que há de mais #fashion é fazer da bolsa uma peça chave para a composição de um look street style. O minimalismo e o design mais clean são características fortíssimas dessa tendência!

4. Animal Print
As estampas #animalprint vieram carregadas nas coleções de inverno esse ano, tanto aqui no Brasil como nas passarelas mundiais. As tendências giram em torno de estampas de onça, cobra e zebra, variando em estampas em caramelo e brancas.

5. Pochetes
Circulando desde os anos 80 pelas ruas, a pochete volta com força e ditando outras derivações que vão desde modelos em preto, até estampados com animal print, quadriculado, neon e até paetê! Esse acessório é o que falta para quebrar aquele look formal com um toque despojado e super estiloso.

6. Bolsas com Franjas
Bolsas de franja estão com tudo e remetem a tendência western, que compõe looks inspirados no Velho Oeste, famosos em filmes norte-americanos. Além do acessório, a moda está presente em jaquetas, brincos e peças de roupa. Elas também se adequam na onda dos tons terrosos, com itens escuros em tons de marrom e nude.

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Dicas infalíveis para que sua abordagem ao cliente seja certeira

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O mercado atual está mudando muito rapidamente atualmente devido à internet e ao grande número de conteúdo e mensagens de venda, que são enviados aos consumidores diariamente. Causando assim uma alteração no senso de urgência do consumidor fazendo com que eles dividam a atenção com os concorrentes ou até mesmo com outros produtos aleatórios.

Ultimamente as formas tradicionais de captação de clientes como ligações, e-mails, eventos e mídia offline, se mostram cada vez menos eficientes e com baixo retorno de conversão. A nova forma moderna de captação de clientes se mostrou mais complexa e segmentada como vemos abaixo:

Conhecer bem o seu público alvo e seu comportamento é de extrema importância porque com isso você conhece seus hábitos, interesses e consegue mandar uma mensagem específica para cada segmentação de consumidor.

Utilizar uma mídia segmentada é uma das melhores formas para poder atingir exatamente quem você quer através de anúncios específicos, baseados em hábitos de navegação, idade e sexo que enquadram no perfil do consumidor que você quer atingir.

O marketing de conteúdo segmentado é uma das principais ferramentas para atingir esse novo público que cada vez mais busca coisas diferentes e possui interesses diversificados. Um email tradicional que só apresenta os produtos e nada mais, não vai atrair interesse desse tipo de consumidor, é necessário bem mais que isso, como conteúdos elaborados que informem e orientem demonstrando assim que seu conteúdo é realmente interessante.

Defina metas que você deseja alcançar e apresente formas que possam interessar o seu consumidor a receber a mensagem que você quer passar. Para se aproximar do seu cliente e gerar a necessidade nele utilize um “chamariz” que seja de acordo com o perfil dele, assim você vai atrair a sua atenção e conseguir apresentar o seu leque de produtos.

Criar uma experiência única de vendas é uma das formas para fidelizar o cliente, um atendimento diferenciado, uma entrega correta, e um pós-venda atencioso são um dos pontos principais para você garantir que seu cliente lembre da sua empresa em suas próximas compras e assim garantir um fluxo de compras regular.

Preparar a sua equipe de vendas para enfrentar as dificuldades na hora de fechar vendas e na captação de clientes é de extrema importância, sua equipe precisa estar bem treinada, motivada e atenta para encarar desafios, pois eles são a principal ferramenta para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Atrair os clientes para a sua empresa requer um conjunto de estratégias que precisam atuar em conjunto, usar a internet como a sua aliada atualmente é um dos principais recursos para atingir o sucesso. O marketing digital é bem eficiente se usado em conjunto com outras ferramentas, nem sempre esse trabalho pode ser terceirizado, muitas vezes somente a sua própria equipe e o gestor conhece a fundo as características e peculiaridades dos seus clientes.

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