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Como Vender Mais

Os 5 maiores erros cometidos no atendimento ao cliente e como não faze-los!

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Criar e sustentar um bom relacionamento é uma das chaves para um “caso de sucesso” e um falha por menor que seja pode colocar tudo a perder, pode parecer dramático mas essa é uma verdade que ninguém quer que aconteça e para ajudar você a prevenir esse mal, nós preparamos um guia com dicas valiosas, confira.

Não é de hoje que a maioria das empresas já descobriram que manter um público fiel ao seu lado é muito mais que vantajoso, é essencial para manter lucrativo o seu negócio, além do que, é ainda mais importante do que engajar novos consumidores. De frente a esta realidade, é imprescindível conhecer os maiores erros cometidos pelo atendimento ao cliente e acima de tudo evitar que eles aconteçam em sua loja.
Para que isso não aconteça com o seu negócio, confira atentamente o conteúdo que preparamos a seguir:

1 –  Oi, quem é você?

Conhecer as necessidades, expectativas e as demandas do seu público-alvo é essencial para conseguir manter os números altos e o seu negócio lucrativo, e diferentemente do que pode parecer, é bem viável fazer isso de maneira prática e simples dentro do “tempo de atendimento”.
Para que isso aconteça o cliente precisa ser ouvido com muita atenção, pois muitas vezes eles dão dicas importantes e até mesmo em uma conversa totalmente despretensiosa eles trazem informações importantes para realinharmos estratégias que deixarão eles ainda mais satisfeitos com o seu negócio.

2. Agilidade sempre

Em tempos como os de hoje, as pessoas têm um dia-a-dia corrido e um estilo de vida pra lá de estressante, dentro desta realidade, a demora no atendimento fazendo o cliente esperar mais do que o necessário pode ser um dos fatores para minar o sucesso de uma venda.
Oriente seus funcionários para serem objetivos em seu atendimento e nunca em situação nenhuma deixe o seu cliente aguardando mais do que o necessário. Agilidade e eficiência são características importantes para um atendimento de sucesso.

3. Não empurre mercadoria

Aumentar o ticket médio por venda é bom não é?  Mas ficar empurrando produtos a todo custo é cansativo tanto para o cliente quanto para o vendedor, acaba desgastando o relacionamento e é altamente nocivo a curto e longo prazo! Além de tudo a prática é pouco eficiente pois as pessoas raramente vão acabar comprando algo que não precisam.
Mais uma vez, a chave para um bom atendimento é sabe ouvir com atenção os seus clientes , assim fica fácil de entender as suas expectativas e saber quais são as suas reais necessidades. Sabendo disso fica muito mais assertivo oferecer o melhor produto para atender dentro dessa realidade.

4. Perder-se no tempo

Ficar parado no tempo e não investir em tecnologia é um dos erros mais absurdos que um empresário pode cometer. As tecnologias surgiram para trazerem mais agilidade. eficiência e praticidade para o nosso dia-a-dia e para qualquer empreendimento! Seja um software para controlar o seu estoque e o seu caixa até mesmo o programa de troca de mensagem, esses itens podem ser extremamente proveitosos quando usados de forma que consigam levar um atendimento mais personalizado ao seu cliente.

5. Só prometa o que pode cumprir

Atender um pedido que vai além do comum é algo que definitivamente agrada qualquer cliente, mas  fazer uma promessa e não poderá ser cumprida é um dos erros no atendimento que dependendo do que foi prometido pode até fazer o cliente migrar para a concorrência.
Lembre-se que promessas absurdas relacionadas a vendas além de criar falsas expectativas pode até gerar ações na justiça por propaganda enganosa. Portanto, oriente á sua equipe quais condições podem ser passadas ao cliente, mantendo-se atento aos prazos que os serviços sejam entregues no prazo combinado.

6. Nunca ignore o pós-venda

Muitas empresas simplesmente ignoram o cliente após concluir a venda, esquecendo que uma pessoa que se sinta respeitada e bem tratada provavelmente voltará a fazer compras ou a solicitar serviços com você.
E o melhor é que oferecer um suporte de atendimento para o pós-venda é algo simples, que pode fidelizar os clientes de maneira efetiva e prática.

Gostaram das dicas?Agora é só por em prática e aumentar o desempenho das suas vendas! 

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X Ações que vão atrair clientes para sua loja virtual:

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Atrair mais clientes para o seu negócio não é uma tarefa fácil devido ao grande número de concorrentes que têm no mercado hoje em dia. Apresentar produtos de qualidade com preços atrativos não é o suficiente, uma das formas para fazer com que os clientes acessem cada vez mais a sua loja é oferecer condições diferenciadas da sua concorrência.

É preciso implantar um sistema eficiente de divulgação para que o consumidor possa encontrar a sua loja facilmente. Sua loja online precisa ser de fácil acesso e navegação para que seu cliente realize as compras com tranquilidade e não aconteça o que é muito recorrente no cenário virtual, o abandono de carrinhos.

Algumas ações são necessárias para gerar acesso na sua loja virtual, como ações de marketing que reforcem as vantagens oferecidas. Um email marketing bem elaborado com um conteúdo atrativo que agregue valor a sua marca, e que faça com que seu cliente tenha vontade de entrar na sua loja é bem eficiente, porém não exagere na quantidade de email enviado isso pode aborrecer o consumidor.

Um recurso muito comum que pode ser utilizado também é oferecer novamente através do email os produtos que o seu cliente já olhou e se interessou, só para reforçar que ele ainda está disponível e esperando para ser comprado. É um trabalho constante que deve ser feito, que pode gerar um retorno satisfatório se usado corretamente.

Utilizar os recursos de mecanismos de buscas na internet é primordial para quem tem uma loja online. Se a sua loja aparecer no topo da pesquisa quando alguém buscar alguma palavra chave que a sua loja esteja inserida, você tem mais chance de receber visitas no seu site e possíveis compradores, por isso investir nesse recurso é tão importante.

Criar um calendário com as possíveis datas comemorativas e as datas que você pretende aplicar algum desconto no site é bem importante também, e aumentam de forma significativa as vendas. Ofertas relâmpagos ou datas que já são sinônimo de desconto como a Black Friday fazem com que os clientes sintam a necessidade de comprar e aproveitar a oportunidade.

A sua presença nas redes sociais deve ser marcante, se você não é visto não é lembrado. As pessoas cada vez mais estão conectadas o dia todo e gostam de compartilhar os seus gostos e experiências, por isso é tão importante a sua loja fazer parte desse universo e com isso ficar vez mais perto dos seus clientes.

Criar uma conexão direta com seu cliente e descobrir os seus anseios e com isso antecipar as suas necessidades é um trunfo que você consegue através da rede social. Quanto mais você estiver inserido no universo das redes sociais mais a sua loja irá atrair clientes e se tornar uma marca consolidada.

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Invista nas tendências do ano e atraia clientes!

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A moda é como um organismo vivo e vive em constante transformação. Com o desenvolvimento da internet e das redes sociais, essa constante mudança, que já era frequente, agora tomou proporções globais e qualquer pessoa pode consultar o que há de mais moderno no momento com apenas um clique. Diante disso, você e o seu negócio
devem acompanhar as tendências e inovações do mercado para que as suas chances de prospectar novos clientes sejam ainda maiores e melhores! Uma loja que traz referências internacionais e aplicada elas em seus produtos, tem muito mais chances de fechar compras do que um estabelecimento que não está antenado com o que acontece no mundo.

Pensando nisso, preparamos esse texto com algumas das principais #trends que precisam estar dentro da sua loja para a moda outono/inverno.

1. Tons Alaranjados
Todos os anos a Pantone elege a cor do ano. A escolhida para 2019 foi a “Living Coral” um laranja rosado que lembra a cor de um salmão. A Living Coral irradia familiaridade e vida e tem forte ligação com o oceano e suas riquezas. Para a diretora-executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, trata-se de uma tonalidade que projeta uma conexão social maior entre as pessoas em meio a um mundo tecnológico e individualista. “A cor é uma lente equalizadora por meio da qual vivenciamos nossas realidades naturais e digitais. Isso é particularmente verdadeiro para a Living Coral”, opina.

2. Tons Terrosos
Ainda na mesma linha dos tons alaranjados, os tons mais escuros ganham grande destaque nesse meio de ano gelado. Amarelo mostarda, marrom claro, verde militar, nude, cinza e off white são cores aclamadíssimas nas principais vitrines, presentes em não só em roupas como também em acessórios.

3. Bolsas Transparentes
Aquela ideia de que bolsa só serve para guardar ou acumular coisas já foi esquecida há muito tempo! Agora o que há de mais #fashion é fazer da bolsa uma peça chave para a composição de um look street style. O minimalismo e o design mais clean são características fortíssimas dessa tendência!

4. Animal Print
As estampas #animalprint vieram carregadas nas coleções de inverno esse ano, tanto aqui no Brasil como nas passarelas mundiais. As tendências giram em torno de estampas de onça, cobra e zebra, variando em estampas em caramelo e brancas.

5. Pochetes
Circulando desde os anos 80 pelas ruas, a pochete volta com força e ditando outras derivações que vão desde modelos em preto, até estampados com animal print, quadriculado, neon e até paetê! Esse acessório é o que falta para quebrar aquele look formal com um toque despojado e super estiloso.

6. Bolsas com Franjas
Bolsas de franja estão com tudo e remetem a tendência western, que compõe looks inspirados no Velho Oeste, famosos em filmes norte-americanos. Além do acessório, a moda está presente em jaquetas, brincos e peças de roupa. Elas também se adequam na onda dos tons terrosos, com itens escuros em tons de marrom e nude.

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Dicas infalíveis para que sua abordagem ao cliente seja certeira

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O mercado atual está mudando muito rapidamente atualmente devido à internet e ao grande número de conteúdo e mensagens de venda, que são enviados aos consumidores diariamente. Causando assim uma alteração no senso de urgência do consumidor fazendo com que eles dividam a atenção com os concorrentes ou até mesmo com outros produtos aleatórios.

Ultimamente as formas tradicionais de captação de clientes como ligações, e-mails, eventos e mídia offline, se mostram cada vez menos eficientes e com baixo retorno de conversão. A nova forma moderna de captação de clientes se mostrou mais complexa e segmentada como vemos abaixo:

Conhecer bem o seu público alvo e seu comportamento é de extrema importância porque com isso você conhece seus hábitos, interesses e consegue mandar uma mensagem específica para cada segmentação de consumidor.

Utilizar uma mídia segmentada é uma das melhores formas para poder atingir exatamente quem você quer através de anúncios específicos, baseados em hábitos de navegação, idade e sexo que enquadram no perfil do consumidor que você quer atingir.

O marketing de conteúdo segmentado é uma das principais ferramentas para atingir esse novo público que cada vez mais busca coisas diferentes e possui interesses diversificados. Um email tradicional que só apresenta os produtos e nada mais, não vai atrair interesse desse tipo de consumidor, é necessário bem mais que isso, como conteúdos elaborados que informem e orientem demonstrando assim que seu conteúdo é realmente interessante.

Defina metas que você deseja alcançar e apresente formas que possam interessar o seu consumidor a receber a mensagem que você quer passar. Para se aproximar do seu cliente e gerar a necessidade nele utilize um “chamariz” que seja de acordo com o perfil dele, assim você vai atrair a sua atenção e conseguir apresentar o seu leque de produtos.

Criar uma experiência única de vendas é uma das formas para fidelizar o cliente, um atendimento diferenciado, uma entrega correta, e um pós-venda atencioso são um dos pontos principais para você garantir que seu cliente lembre da sua empresa em suas próximas compras e assim garantir um fluxo de compras regular.

Preparar a sua equipe de vendas para enfrentar as dificuldades na hora de fechar vendas e na captação de clientes é de extrema importância, sua equipe precisa estar bem treinada, motivada e atenta para encarar desafios, pois eles são a principal ferramenta para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Atrair os clientes para a sua empresa requer um conjunto de estratégias que precisam atuar em conjunto, usar a internet como a sua aliada atualmente é um dos principais recursos para atingir o sucesso. O marketing digital é bem eficiente se usado em conjunto com outras ferramentas, nem sempre esse trabalho pode ser terceirizado, muitas vezes somente a sua própria equipe e o gestor conhece a fundo as características e peculiaridades dos seus clientes.

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