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Os 5 maiores erros cometidos no atendimento ao cliente e como não faze-los!

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Criar e sustentar um bom relacionamento é uma das chaves para um “caso de sucesso” e um falha por menor que seja pode colocar tudo a perder, pode parecer dramático mas essa é uma verdade que ninguém quer que aconteça e para ajudar você a prevenir esse mal, nós preparamos um guia com dicas valiosas, confira.

 

 

 

Não é de hoje que a maioria das empresas já descobriram que manter um público fiel ao seu lado é muito mais que vantajoso, é essencial para manter lucrativo o seu negócio, além do que, é ainda mais importante do que engajar novos consumidores. De frente a esta realidade, é imprescindível conhecer os maiores erros cometidos pelo atendimento ao cliente e acima de tudo evitar que eles aconteçam em sua loja.

Para que isso não aconteça com o seu negócio, confira atentamente o conteúdo que preparamos a seguir:

 

1 –  Oi, quem é você?

Conhecer as necessidades, expectativas e as demandas do seu público-alvo é essencial para conseguir manter os números altos e o seu negócio lucrativo, e diferentemente do que pode parecer, é bem viável fazer isso de maneira prática e simples dentro do “tempo de atendimento”.

Para que isso aconteça o cliente precisa ser ouvido com muita atenção, pois muitas vezes eles dão dicas importantes e até mesmo em uma conversa totalmente despretensiosa eles trazem informações importantes para realinharmos estratégias que deixarão eles ainda mais satisfeitos com o seu negócio.

2. Agilidade sempre

Em tempos como os de hoje, as pessoas têm um dia-a-dia corrido e um estilo de vida pra lá de estressante, dentro desta realidade, a demora no atendimento fazendo o cliente esperar mais do que o necessário pode ser um dos fatores para minar o sucesso de uma venda.

Oriente seus funcionários para serem objetivos em seu atendimento e nunca em situação nenhuma deixe o seu cliente aguardando mais do que o necessário. Agilidade e eficiência são características importantes para um atendimento de sucesso.

3. Não empurre mercadoria

Aumentar o ticket médio por venda é bom não é?  Mas ficar empurrando produtos a todo custo é cansativo tanto para o cliente quanto para o vendedor, acaba desgastando o relacionamento e é altamente nocivo a curto e longo prazo! Além de tudo a prática é pouco eficiente pois as pessoas raramente vão acabar comprando algo que não precisam.

Mais uma vez, a chave para um bom atendimento é sabe ouvir com atenção os seus clientes , assim fica fácil de entender as suas expectativas e saber quais são as suas reais necessidades. Sabendo disso fica muito mais assertivo oferecer o melhor produto para atender dentro dessa realidade.

4. Perder-se no tempo

Ficar parado no tempo e não investir em tecnologia é um dos erros mais absurdos que um empresário pode cometer. As tecnologias surgiram para trazerem mais agilidade. eficiência e praticidade para o nosso dia-a-dia e para qualquer empreendimento! Seja um software para controlar o seu estoque e o seu caixa até mesmo o programa de troca de mensagem, esses itens podem ser extremamente proveitosos quando usados de forma que consigam levar um atendimento mais personalizado ao seu cliente.

 

5. Só prometa o que pode cumprir

Atender um pedido que vai além do comum é algo que definitivamente agrada qualquer cliente, mas  fazer uma promessa e não poderá ser cumprida é um dos erros no atendimento que dependendo do que foi prometido pode até fazer o cliente migrar para a concorrência.

Lembre-se que promessas absurdas relacionadas a vendas além de criar falsas expectativas pode até gerar ações na justiça por propaganda enganosa. Portanto, oriente á sua equipe quais condições podem ser passadas ao cliente, mantendo-se atento aos prazos que os serviços sejam entregues no prazo combinado.

 

6. Nunca ignore o pós-venda

Muitas empresas simplesmente ignoram o cliente após concluir a venda, esquecendo que uma pessoa que se sinta respeitada e bem tratada provavelmente voltará a fazer compras ou a solicitar serviços com você.

E o melhor é que oferecer um suporte de atendimento para o pós-venda é algo simples, que pode fidelizar os clientes de maneira efetiva e prática.

 

Gostaram das dicas?Agora é só por em prática e aumentar o desempenho das suas vendas! 

 

 

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