Como Vender Mais

Dicas para arrasar nas vendas de final de ano

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Todos que trabalham com comércio estão cansados de saber que novembro e dezembro são os meses mais importantes para as vendas. Semana passada, tivemos a famosa Black Friday, que costuma trazer bons resultados nas lojas de todo o mundo.  As compras de Natal já estão movimentando as ruas e os shoppings e prometem um bom faturamento de final de ano.

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Confira as dicas que separamos para te ajudar a sua loja pronta para receber o bom velhinho:

 Atente-se para não repetir as promoções

Procure diferenciar ao máximo as promoções de Natal das promoções da Black Friday. Não pense que seus clientes assíduos não vão perceber. Se o seu foco na Black Friday foram as bolsas, por exemplo, para as promoções de Natal, você pode ressaltar os cintos.

Essa estratégia não impede que os vendedores trabalhem com os demais produtos. Apenas escolha itens diferentes para atrair a atenção do consumidor.

Elabore uma ação que prenda a atenção dos clientes, inclusive dos que já compraram na Black Friday. Se organize antecipadamente para aumentar as chances de venda.

Decore sua loja sem medo

Entrar no clima de Natal é, literalmente, deixar o espírito natalino tomar conta do seu negócio. Faça com que o cliente sinta de longe o clima da data. Invista na ambientação e deixe tudo com a cara do mês de dezembro.

Árvore, luzes, decorações na parede e até mesmo músicas natalinas podem entrar na festa. É claro que tudo deve ser usado com moderação e elegância.

Abuse de sua criatividade e notará que ate os funcionários ficarão mais animados.

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Lembre-se que as trocas também são importantes

O período de trocas não é algo ruim para o lojista, muito pelo contrário. É uma ótima oportunidade para vender mais e até mesmo para conseguir novos clientes.

O Natal é a época de trocas de presente, portanto é muito comum as visitas de clientes querendo trocar algum produto que ganhou e não gostou. Prepare os vendedores para uma boa argumentação e empatia.

Oferecer produtos de maior valor, ressaltando que, mesmo que ele pague a diferença, o lucro será dele. Se o cliente desejar fazer a troca pelo mesmo produto de outra cor ou tamanho, pode ser oferecido a ele algum acessório ou item complementar.

As trocas por defeito não devem ser tratadas com menos importância. Verifique, individualmente, as condições de troca de cada fabricante e oriente sua equipe a atender o cliente com o máximo de atenção, pois, se ele se chatear com algo, você deixar de realizar futuras vendas.

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Invista em vale-presentes

Você sabia que o vale-presente é uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes?

A pessoa ganha de presente um valor “X” para escolher o que quiser em sua loja. Ela não optou por comprar lá, mas não deve ser tratada com menos atenção do que os clientes que compram por livre e espontânea vontade. O vale-presente já foi vendido, ou seja, o lucro já aconteceu. Retribua de maneira educada e gentil e dê motivos para que ela vire um cliente fiel.

E aí, sua loja está preparada para o Natal? Que o Papai Noel te traga ótimos lucros para o próximo ano!

 

 

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