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4 dicas para alavancar as vendas da loja

Não sabe como alavancar as vendas da loja? Confira o nosso post e descubra dicas imbatíveis para ser um sucesso no mercado!

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Alavancar as vendas da loja é o sonho de todo empresário, mas nós sabemos que, muitas vezes, não é fácil decidir qual caminho seguir para alcançar o tão merecido sucesso.

 

E essa tarefa se torna ainda mais difícil quando o seu negócio faz parte do setor de varejo. Isso porque esse segmento é um dos mais concorridos e exige uma certa diferenciação para atrair os clientes e aumentar o número das vendas. É então que surge a dúvida: quais são as estratégias poderosas para vender mais, encantar o público e vencer os concorrentes?

Para responder a essas perguntas e solucionar de vez o problema, preparamos dicas que farão toda a diferença no desempenho da sua marca. Vamos lá?

1. Invista em estratégias para as redes sociais

O modo tradicional de fazer publicidade já caiu no ostracismo. Hoje em dia, grande parte dos consumidores tem perfis nas redes sociais e, diariamente, acompanham as novidades da moda nesses canais de comunicação.

Facebook, Instagram e Twitter são algumas das plataformas mais acessadas pelos usuários no Brasil. Sendo assim, que tal aproveitar essa transformação para marcar a sua presença na internet e conquistar um público diferenciado?

A nossa primeira dica é turbinar a página da sua marca na web. Trabalhe uma boa logomarca, insira as informações de contato da loja e crie posts exclusivos para o seu público-alvo. É fundamental produzir conteúdos que sejam curtos, objetivos e façam parte dos interesses dos seus seguidores.

Para que as publicações alcancem o maior número de pessoas possível, você ainda pode utilizar as hashtags (#) ou criar anúncios pagos — uma excelente maneira de divulgar o seu negócio. Com esse modelo de publicidade, você poderá:

  • definir o seu objetivo de negócio;
  • alcançar os clientes certos para a sua loja;
  • definir um orçamento para investimento;
  • incluir fotos ou vídeos para deixar o anúncio ainda mais atraente.

2. Monte vitrines chamativas

A vitrine é o primeiro contato que o cliente terá com a sua loja, e, como você já deve ter ouvido por aí “a primeira impressão é a que fica”, certo? Portanto, se você deseja alavancar as vendas da loja, é fundamental ter todo o cuidado e atenção na hora de montar a vitrine.

É importante que a disposição dos acessórios transmita realmente o espírito da sua marca. Mas afinal, como alcançar esse efeito? Veja alguns pontos que fazem toda a diferença:

  • Mostre somente o que há no estoque – jamais exiba o que não está disponível na sua loja;
  • Inspire-se em temas diferentes – construa a vitrine de baseada em variados assuntos, como a mudança de estação, um esporte específico ou uma data comemorativa. Use a sua criatividade;
  • Deixe tudo limpo – semanalmente, limpe os vidros por dentro e por fora e mude a decoração mensalmente.

3. Faça promoções e sorteios para os clientes fiéis

A fidelização dos clientes é a grande chave para o sucesso de uma loja de bolsas e acessórios. Quando um consumidor é conquistado, aumentam as chances de alavancar as vendas da loja e a propaganda pelo famoso “boca a boca”.

O método mais eficaz para criar um exército de fãs é fazer promoções exclusivas, que podem ser de diferentes maneiras. A primeira delas é o tradicional cartãozinho fidelidade: com ele, você oferece um brinde ou recompensa assim que o cliente atingir uma meta de compras.

Há, ainda, a possibilidade de apostar em outras alternativas igualmente eficazes, como:

  • Cartão de desconto: envie um vale-presente para incentivar a compra dos clientes antigos;
  • Aniversariantes: disponibilize promoções exclusivas para os aniversariantes do mês;
  • Descontos por indicação: ofereça valores especiais para os clientes que indicarem a sua loja para alguém que efetivar a compra.

4. Ofereça um excelente atendimento para alavancar as vendas da loja

Já imaginou entrar em uma loja e ser completamente ignorada pelos vendedores? Sem dúvida, essa situação pode ser extremamente desagradável e, até mesmo, fazer você desistir de uma compra. Não importa se o atendimento é feito pessoalmente, por telefone ou via internet — é extremamente importante oferecer um serviço de qualidade em todos os canais para alavancar as vendas da loja.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, além disso, querem ser ouvidos e bem tratados. Um bom atendimento deve ser baseado no diálogo com o público – com empatia, procure entender as necessidades e os anseios da pessoa que está sendo atendida.

Ouça o que o público tem a dizer! Um bom método para receber feedbacks é investir nas pesquisas de satisfação, que podem ser feitas pessoalmente ou via e-mail.

Seguindo essas dicas, você terá mais facilidade para alavancar as vendas da loja e alcançar o tão sonhado reconhecimento no mercado! Ainda está com dúvidas sobre o assunto? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

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Como calcular o faturamento da sua empresa?

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Se você tem negócio próprio, certamente, a saúde financeira da empresa deve ser uma das suas maiores preocupações. Afinal, não é novidade que esse fator é determinante para o crescimento ou declive da sua loja – de fato, conforme dados do Sebrae, as taxas de mortalidade de novas empresas no Brasil, com dois anos de funcionamento ou mais, chega a quase 25%, e uma das principais causas disso é a má gestão financeira. Por isso, é fundamental se organizar e entender algumas questões-chave nesse processo, como calcular o faturamento.

A seguir, confira dicas para calcular o faturamento de sua empresa sem erros. Acompanhe!

O que é faturamento?

O faturamento é a soma de todos os valores que entram no caixa em um determinado período, geralmente medido mês a mês, devido à sua atividade comercial. Aqui, é importante entender a diferença entre faturamento e lucro: o segundo conceito é o valor que sobra depois do pagamento de todas as despesas. Isso significa que faturamento alto não é sinônimo de lucro alto!

Para ficar mais claro, vamos supor que você vendeu 10 bolsas no mês, por R$ 50 cada. Seu faturamento mensal será de R$ 500. É perceptível que o faturamento está diretamente ligado ao preço e à quantidade de vendas realizadas. Já seu lucro serão esses R$ 500 menos suas despesas para funcionamento (taxa de locação, pagamento de salários, compra de insumos, etc.).

Como calcular o faturamento?

Aqui, é importante diferenciar e saber calcular o faturamento bruto e o líquido.

– Faturamento bruto

O faturamento bruto é o valor que a empresa recebeu pelas suas vendas em um determinado período. Ele aumenta sempre que há uma nova venda – independentemente se é parcelada ou não, o valor será contabilizado de forma integral.

Assim, se você tem uma empresa que vende bolsas e acessórios femininos e comercializou 1.000 unidades no último mês a R$ 100, o seu faturamento bruto será:

Faturamento Bruto = R$ 100 X 1.000 = R$100 mil.

– Faturamento líquido

Já no faturamento líquido, é preciso retirar as deduções das vendas, o que corresponde a vendas canceladas e mercadorias devolvidas, além de impostos incidentes sobre elas, como o IPI.

Supondo que temos apenas um imposto, o ICMS, que, nesse caso, será de 18%. Levando em consideração que 18% de R$ 100 mil = R$18 mil, então:

Faturamento Líquido = R$100 mil – R$18 mil = R$82 mil

Dicas para fazer sua estimativa de faturamento

Fazer a projeção financeira do seu negócio é extremamente vantajoso para uma gestão mais segura e otimizada, e para reduzir perdas financeiras. Confira algumas dicas para elaborar sua projeção financeira:

  • Seja realista na hora de elaborar seu planejamento financeiro, sempre se baseie no seu fluxo de caixa.
  • Avalie seus custos e projete suas vendas de acordo com o desempenho anterior e as variações do mercado, nunca vá pelo “achismo”.
  • Para facilitar esse processo, analise o custo do produto, a média mensal do que é vendido e o valor gasto por venda.
  • As informações do fluxo de caixa devem estar sempre atualizadas.
  • Estime o valor de caixa uma vez por mês, não se esqueça de incluir obrigações fiscais, retiradas e despesas fixas.
  • Faça um estudo das perdas e dos lucros dos últimos anos, esse controle lhe ajudará a prever o que vai acontecer nos próximos meses, bem como a repetir sucessos e não cometer os mesmos erros.

Não se esqueça: suas metas devem ser empolgantes, mas sempre realistas!

E então, pronto para calcular o faturamento de sua loja? Tem alguma outra dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários!

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5 coisas que prejudicam as vendas da loja

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Não é raro encontrar lojistas que se perguntam porque não conseguem alcançar as suas metas. Mesmo se esforçando ao máximo, muitos empreendedores ainda encontram dificuldades para conquistar bons resultados e alavancar as vendas da loja.

Se mesmo após investir em uma boa equipe de vendedores, proporcionar bons preços e facilitar os pagamentos você ainda não está tendo sucesso, talvez seja a hora de rever as estratégias do seu negócio.

Para ajudá-lo a mudar esse cenário, listamos os principais fatores que podem impedir que as vendas da loja decolem. Anote as dicas!

  1. Mix de produtos não diversificado

Provavelmente, em algum momento da vida, você já entrou em um estabelecimento e não encontrou aquilo que desejava comprar. Essa situação pode ser bem desagradável, não é mesmo? Por isso, é muito importante investir em um bom mix de produtos para a sua loja.

Não se engane: ter uma excelente variedade de produtos vai muito além de uma prateleira cheia. Para alcançar essa meta, é preciso considerar os seguintes fatores:

  • Profundidade: diz respeito ao número de opções que são disponibilizadas para um único item. Isso é o que acontece quando um modelo de bolsa, por exemplo, pode ser encontrado em diferentes cores;
  • Extensão: se refere ao número de produtos disponíveis para cada modelo;
  • Abrangência: remete ao número de linhas dos seus produtos.

Ao considerar esses aspectos e expandir o seu mix de produtos, automaticamente, você aumenta o alcance de vendas da loja. Isso porque é possível atingir cada vez mais pessoas, fazendo com que os seus consumidores comprem mais e voltem para futuras aquisições.

  1. Fornecedores que não prezam pela qualidade

Outra questão que pode prejudicar diretamente as vendas da loja são os maus fornecedores. De nada adianta escolher uma empresa que oferece o melhor preço se, no fim das contas, os produtos não são de qualidade ou há muitos atrasos no reabastecimento do estoque.

A consequência disso? Em pouco tempo, as suas prateleiras vão ficar mais vazias e os clientes vão começar a fugir da sua loja. Evitar esse problema é simples: encontre um fornecedor de confiança e que trabalhe com ótimos itens.

Se você não sabe por onde começar, não se desespere! Peça indicações para outros lojistas ou faça uma profunda pesquisa na web. Ao acessar o Google, procure no campo de busca termos como “revendedor de bolsas”, “venda por atacado”, dentre outros.

Isso vai fazer com que apareçam diversas opções de fornecedores. Entre nos sites sugeridos, confira as informações e cheque a reputação da empresa na internet para garantir que as mercadorias oferecidas sejam de alta qualidade e estejam dentro das tendências do mercado.

  1. Não ouvir os clientes

Não basta investir em bons produtos, montar uma vitrine impactante e anunciar as últimas novidades do momento — se você não ouve o cliente, tudo pode ir por água abaixo!

Para fechar vendas da loja, é preciso entender a fundo o seu público e saber como suprir as suas necessidades. Como isso pode ser feito?

  • Coloque-se à disposição para solucionar as dúvidas do cliente;
  • Tenha empatia;
  • Mostre que você entendeu as suas necessidades;
  • Ofereça um atendimento personalizado;
  • Procure soluções específicas para cada consumidor.

Em resumo, se envolva com os problemas do seu público e procure ajudar cada cliente da melhor forma. Desse modo, será possível realizar um planejamento estratégico ainda mais detalhado e acertar em cheio nas suas ações.

  1. Ignorar os concorrentes

A concorrência sempre vai existir — e você precisa lidar com ela. Em vez de ignorar os concorrentes, procure saber o que eles estão fazendo.

Mesmo existindo um estabelecimento que tem vários itens como os seus, é possível que os consumidores prefiram a sua loja por alguns detalhes. Quando um cliente bater na sua porta, você deve saber exatamente quais são os seus diferenciais, para assim, conseguir fechar a venda.

Lembre-se: evite falar mal da concorrência. Ao contrário, procure ser agradável e se destacar, tanto na qualidade dos produtos quanto no tipo de atendimento prestado.

  1. Não conhecer os seus produtos prejudica as vendas da loja 

Muitos clientes não fazem as suas compras por impulso — eles sabem exatamente o que desejam adquirir. Em alguns casos, esses consumidores têm dúvidas específicas em relação ao produto que está sendo oferecido pela sua loja.

A nossa dica é que você conheça exatamente o que está vendendo. Ao entender bem sobre o produto, vai ser possível responder a todos os questionamentos do público com mais facilidade e não passar uma experiência negativa em relação ao atendimento.

Um aviso: quando um vendedor não sabe solucionar certas dúvidas, o cliente pode perder a confiança e procurar outro estabelecimento mais capacitado, por isso, fique atento!

Gostou das nossas dicas e acredita que elas podem ser válidas para aumentar as vendas da loja? Compartilhe o post nas suas redes sociais, espalhe essas informações entre os seus contatos e até a próxima. 

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O que torna a Biroshop a melhor do mercado?

Listamos três motivos para você nos conhecer melhor a Biroshop e comprovar a qualidade dos nossos produtos

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Mesmo entre tantos empreendimentos e ampla concorrência no mercado, a Biroshop segue firme como a melhor empresa em bolsas e acessórios do Brasil. E sabe o por quê?

Estamos no mercado desde 1997, e somos pioneiros no e-commerce de atacado de bolsas e cintos no país – ou seja, a inovação sempre foi o nosso forte.

Mas não é só isso. A seguir, listamos outros três motivos que comprovam que a nossa marca permanece conhecida e renomada no mercado.

Vamos lá:

1. A Biroshop continua sendo uma marca referência em bolsas e acessórios

Em primeiro lugar, a Birô vem se modernizando junto com as tendências do mercado consumidor, e isso, definitivamente, é um dos segredos para se manter forte em meio à concorrência.

Aos poucos, fomos aumentando a nossa participação no setor de bolsas e acessórios por meio de parcerias, importação de produtos, e, ainda, participando de grandes eventos da área para divulgar a nossa marca.

Atualmente, temos quatro lojas físicas, que ficam localizadas na região do Bom Retiro e do Brás, em São Paulo, e somos considerados a maior atacadista da região por dois motivos: preços acessíveis e oferecimento de boas condições de pagamento aos lojistas.

Além das lojas físicas, também temos uma loja virtual que, além de ter centenas de produtos, também conta com um blog que dá dicas, informa tendências e trata vários assuntos relevantes para que os lojistas possam crescer e se destacar em seus negócios.

2. Os produtos são de qualidade

Isso porque a Birô sempre se preocupou em pesquisar as principais tendências mundiais em bolsas e acessórios, para, então, criar e desenvolver parcerias de produtos de qualidade e exclusivos.

Para você ter uma ideia, os nossos cintos são todos feitos de couro, o que significa que eles são realmente duráveis e de qualidade.

Além disso, as nossas parcerias com artistas conhecidas pelo grande público – como Larissa Manoela, Sabrina Sato, Giovana Antonelli, e Lorena Queiroz – também comprovam que a marca é de qualidade. Afinal de contas, essas grandes estrelas não assinariam coleções exclusivas se os produtos fossem de origem duvidosa, não é mesmo?

3. Grande aceitação do público consumidor

Por fim, temos os nossos clientes, que, afinal de contas, são a razão de a Biroshop ter sucesso consolidado no mercado.

E quem são os nossos clientes? Empreendedores, sonhadores, conquistadores e que fazem questão de oferecer aos clientes finais os melhores acessórios exclusivos e de qualidade comprovada.

Além das vendas em atacado, também temos os nossos clientes do varejo, por meio de nossas lojas físicas e, também, no e-commerce. Há algum tempo, lançamos uma novidade que conquistou ainda mais este público: para garantir preços ainda melhores, um cliente pessoa física pode se reunir com outros para que, juntos, comprem uma quantidade maior com desconto.

Na prática, por exemplo, um grupo de amigas podem se juntar para comprar no atacado na Biroshop, sem a necessidade de ter CNPJ! Essa possibilidade, certamente, é um dos motivos pelos quais o nosso público é cativo.

Bom, diante desses argumentos, se ainda não conhece a Biroshop, convidamos você a experimentar e a comprovar a qualidade dos nossos produtos! Certamente, você vai encontrar aqueles que têm a cara da sua loja!

Aproveite para conferir, também, dicas de produtos que vão aumentar as vendas da sua loja. E se ficou com alguma dúvida, é só deixar o seu comentário. Até a próxima!

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Biroshop | BRW MODAS LTDA - EPP | Rua Julio Ribeiro, 243 Loja 515 - CEP: 03010-030 | São Paulo - SP Brasil | CNPJ:17.235.967/0001-55